Por
Gazeta Paços de Ferreira

10/12/2023, 0:00 h

909

Lenda de Eiriz inspira episódio de série da RTP

Cultura Eiriz

CULTURA

O terceiro episódio, “Cidade Perdida”, da série “Lusitânia”, foi transmitido na semana passada, sendo baseado numa lenda da freguesia de Eiriz: “Os três sapinhos do Hortal”.

A série “Lusitânia”, transmitida na RTP 1, consiste numa antologia de seis histórias de fantasia/aventura, lendas portuguesas tiradas de um vasto e rico folclore. O terceiro episódio, “Cidade Perdida”, foi transmitido na semana passada, sendo baseado numa lenda da freguesia de Eiriz: “Os três sapinhos do Hortal”.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Trata-se de uma das lendas recolhidas pelo professor Vieira Dinis e consta no livro Etnografia de Paços de Ferreira, no capítulo das Lendas da Citânia. A lenda está também incluída no APL - Arquivo Português de Lendas, com duas versões coletadas, tendo sido uma das seis escolhidas para a série da RTP1.

 

 

Neste episódio, que foi para o ar após o telejornal da hora do jantar, no dia 26 de novembro, um cavaleiro português, uma princesa moura e um capitão mouro partem numa aventura para encontrar uma cidade mítica, uma jornada cheia de perigos, bruxas e piratas ocasionais e entidades sobrenaturais.

 

 

 

 

Opinião

Opinião

O sindicalismo policial e o direito à greve

19/05/2024

Opinião

CXXV – A Lei sobre Política Criminal (x)

19/05/2024

Opinião

A História do Terreno do SC Freamunde

18/05/2024

Opinião

“Já se pode tomar um fôlego, padre Martins”

18/05/2024