FC Lagares B: Zé Pedro, Artur Ribeiro, Ricardo Sousa (Luís Aires, 75’), Rúben, Mendes (Francisco Sampaio, 75’), Diogo Costa (João Costa, 57’), Alves (Ruizinho), Hélder Sampaio, Rafael Sampaio, Fininho e Witt Silva (Xico, 57).
SC Freamunde: Filipe Barros, Edgar Veiga, Brandão, Simão, Cardoso, Alex, Edu Santos (Agostinho, 75’), Ribeiro (Paulo Ferreira, 61’), Rafa Dias (Marcelo, 61’), Tiago Ferreira, Paulo Quintela (Pacheco, 61’, Souza, 68’).
Ao intervalo:0-2
Marcadores: Rubén (90+2’); Edu Santos (11’), Brandão (45+2’), Rafa Dias (51’), Paulo Ferreira (72’), Tiago Ferreira (80’)
Na visita a Lagares, numa tarde de Verão em pleno Outubro, o Freamunde fez uma revolução no onze inicial e apresentou uma equipa totalmente diferente daquela que venceu o Várzea B, na passada quinta feira.
A primeira grande oportunidade de golo pertenceu à equipa da casa. Numa livre estudado, Rafael Sampaio ficou isolado, mas Filipe Barros, que somou os primeiros minutos da época, evitou o golo com uma boa defesa.
Do lado freamundense, a primeira oportunidade séria deu golo. O lateral direito Edgar Veiga cruzou para o coração da área onde Edu Santos, cabeceou para o primeiro da tarde.
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Logo de seguida, em novo ataque do Freamunde, Tiago Ferreira, um dos que mais procurava mexer com o jogo, consegue algum espaço à entrada da área, remata, mas a bola é bloqueada por um defesa e segue sem perigo para as mãos de Zé Pedro
A jovem equipa do Lagares B não se deixou abater pelo golo sofrido e continuava a tentar importunar a equipa do Freamunde. Ainda antes do minuto 20, num contra-ataque, a equipa da casa chega à área em superioridade numérica, mas Cardoso consegue um corte providencial a evitar um lance de golo iminente.
O Freamunde teve ainda mais uma boa oportunidade, por parte de Rafa Dias. Na sequência de um canto, o extremo ganhou a segunda bola e rematou cruzado, com a bola a passar perto do poste esquerdo da baliza de Zé Pedro.
Contudo, as melhores oportunidades pertenceram ao Lagares B: em nova transição rápida, Witt, sozinho ao segundo poste, não conseguiu a finalização. Pouco depois, um atraso de Rafa Dias saiu curto, isolou Mendes que, perante, Filipe Barros, permitiu nova boa defesa ao guarda redes freamundense.
Como quem não marca, sofre, o Freamunde chegou ao segundo golo já nos descontos da primeira parte. Cardoso bateu o canto e o central Brandão, completamente solto, cabeceou já dentro da pequena área para fazer o segundo da tarde.
E tal como ocorreu no primeiro tempo, logo de seguida, a primeira oportunidade do Freamunde acabou com a bola dentro da baliza. Quintela leva a bola até à linha final, arrasta o defesa consigo, tira o cruzamento ao segundo poste onde está Rafa Dias sozinho para fazer o golo
.A segunda parte começou como a primeira: lance de perigo da equipa da casa. Fininho, na cobrança de um livre direto, fez a bola acertar na trave.
O Freamunde, mais experiente, controlava a posse de bola e, em vantagem, jogava também com o controlo do relógio. O Lagares B, por sua vez, procurava lançar a bola em profundidade assim que a conseguia recuperar.
Numa das poucas ocasiões que conseguiu na segunda parte, o Lagares voltou a ameaçar o golo por Ricardo Sousa que, já dentro da área, rematou para fora, sem perigo para Filipe Barros.
Até final, só deu Freamunde. As substituições deram nova vida à equipa liderada, de forma efetiva, por José Brandão e as oportunidades iam acumulando. Destaque, ainda, para o azarado Pacheco que entrou e saiu, pouco depois, devido a lesão.
Primeiro, Edgar Veiga consegue espaço nas costas da defesa adversária, cruza, mas Marcelo não chega a tempo de tentar finalizar. Pouco depois, Paulo Ferreira, recém entrado, remata um pouco ao lado.
Já com Souza em campo, no lugar de Pacheco, o Freamunde chega ao terceiro. O ponta de lança brasileiro trabalha bem dentro da área, faz um passe atrasado para Paulo Ferreira que remata para uma defesa de Zé Pedro. A bola regressa à zona de ação do médio que, desta vez de cabeça, não dá hipótese de defesa e faz o quarto golo.
Paulo Ferreira, que nos últimos jogos tem andado sempre ligado aos golos da sua equipa, está no lance que dá o 5-0 ao Freamunde. É o médio que bate o livre direto para uma boa defesa de Zé Pedro para o lado. Quem aproveita é Tiago Ferreira, que só tem de encostar e estrear-se a marcar com as suas novas cores.
Até final, sucederam-se as oportunidades de Souza, dentro dos dez minutos finais: primeiro, cabeceia à figura, no seguimento de um canto batido por Paulo Ferreira; depois, é Ed que faz o cruzamento para um cabeceamento do brasileiro a que Zé Pedro se opôs com boa defesa. Souza ainda teve tempo para um remate à figura e para tentar um golo de calcanhar, mas sempre sem sucesso.
O momento polémico ficou para o final. Num lance dividido entre Filipe Barros e um atleta do Lagares, dentro da pequena área, deu a sensação de falta sobre o guarda redes do Freamunde, que não foi assinalada. O juiz da partida deu canto a favor do Lagares e, numa cobrança irrepreensível, Rúben bateu diretamente para dentro da baliza do Freamunde e fez o golo de honra da sua equipa.
À quarta jornada, o Freamunde continua sem dar hipótese aos seus adversários e somou nova vitória, sem contestação. José Brandão, em três jogos como treinador, tem uma média de cinco golos marcados por jogo pelo que a superioridade do Freamunde face aos últimos adversários é mais do que evidente.