23/07/2021, 7:40 h
89
No passado dia 9 do presente mês, foi dado mais um passo em frente naquilo que é a integração e inclusão dos jovens no poder local. No nosso concelho e mais concretamente na freguesia de Raimonda, foi concretizada a tomada de posse do “executivo júnior/presidente de junta jovem”. Evento este, que contou com a dignificante presença de Jocelino Moreira (Presidente de Junta da freguesia de Raimonda), João Paulo Correia (Presidente de Junta da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso e também Deputado à Assembleia da República), Manuel Pizarro (Eurodeputado no Parlamento Europeu), bem como Humberto Brito (Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira).
Um projeto do qual faço parte, orgulhosamente, e que assenta numa das atuais e futuras lutas de todos nós, socialistas e membros desta estrutura partidária - trazer os jovens para a vida autárquica e para os desafios que temos pela frente e que se vieram agravar, exponencialmente, com a pandemia. Mas não basta desejar que os jovens, do concelho, mais concretamente, se interessem pelo poder local, é absolutamente fulcral o fornecimento de ferramentas que estimulem e promovam esse ímpeto pela causa pública e pelos anseios e necessidades da população e mais concretamente dos jovens.
Enquanto juventude socialista (e eu, enquanto membro desta iniciativa), é com bons olhos que assistimos a um aumento do número de oportunidades concebidas aos jovens, para que empreendam as suas ideias e planos para o seu concelho, baseados nos seus valores e na sua visão progressista. É com desejo e vontade que trabalharemos para que medidas como estas sejam adotadas noutras freguesias do concelho (e foi com satisfação que ouvimos o Sr. Presidente de junta da maior união de freguesias do distrito do Porto referir que tal medida seria muito possivelmente adotada na freguesia à qual preside). Entendemos, enquanto jovens socialistas, que é este o caminho. Trazer os jovens para os desafios locais, significa garantirmos um concelho com visão para o futuro, significa garantirmos a médio e longo prazo um concelho atrativo para os jovens viverem, trabalharem e construírem família.
E pegando neste último tópico, é com enorme entusiasmo e agrado que em breve entregaremos e apresentaremos o nosso, arrojado, manifesto autárquico, à muito estudado e esmado, para dar resposta a muitos desafios que temos pela frente no nosso concelho - da habitação ao ambiente, passando também pela educação e desporto, ou até mesmo pela cultura, ação social, saúde e emprego. Articulado com algumas propostas temerárias e visionárias, já avançadas pelo partido socialista, não restam dúvidas que será um programa eleitoral focado nas pessoas e no crescimento enquanto concelho. Porque para continuarmos a crescer, não restam dúvidas que a mudança não pode, efetivamente, parar.
A Juventude Socialista fará parte desta continuidade da mudança no nosso concelho, com ideias, com projetos, e com uma equipa disponível para a sua população.
Fernando Machado
Militante da Juventude Socialista de Paços de Ferreira
ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTRÓNICA) 20 EUROS
Opinião
3/10/2024
Opinião
2/10/2024
Opinião
1/10/2024
Opinião
29/09/2024