16/12/2023, 0:00 h
596
Freguesias Educação Seroa Gazeta do Leitor
GAZETA DO LEITOR
GAZETA DO LEITOR
Excelentíssimo Senhor Presidente da
Câmara Municipal de Paços de Ferreira,
Vimos pela presente missiva trazer ao conhecimento de V/Exa a situação, que se prolonga e cada vez mais nos preocupa, relativa às condições do telhado do Centro Escolar.
Tal como é do conhecimento de V/Exa., o pavilhão do Centro Escolar da Escola Básica de Seroa, sito na Rua dos Matos nº126, 4595-478 Seroa, Paços de Ferreira, tem infiltrações na cobertura, que requerem a intervenção urgente da Câmara Municipal.
Esta situação, que se prolonga há imenso tempo, agravou-se nos últimos tempos por via da intensidade da chuva, o que nos deixa cada vez mais preocupados.
É certo que têm existido da parte do executivo promessas de reparação, pela qual temos vindo a aguardar, mas sem perspetiva concreta de execução.
Nós queremos que essas promessas, passem a ação!
A situação complica-se cada vez mais, sendo mesmo um perigo para as crianças. Pois como o Exmo. Sr.º Presidente saberá, as atividades desportivas realizam-se no pavilhão, tal como os recreios em dias de chuva, e mesmo com o esforço das auxiliares, a água que cai em abundância da cobertura, faz com que o piso esteja constantemente molhado, ficando escorregadio, havendo acidentes constantes. Ora a ocorrência de um acidente grave com uma criança é um risco que tememos e que sejamos evitar. E, presentemente, está ao alcance de V/Exa. promover uma intervenção reparadora na cobertura, mitigando o risco de acidentes.
Permita-nos convocar o previsto na carta dos direitos universais das crianças:
“A criança tem direito à educação, que deve ser gratuita e obrigatória, pelo menos nos graus elementares. Deve ser-lhe ministrada uma educação que promova a sua cultura e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptidões mentais, o seu sentido de responsabilidade moral e social e tornar-se um membro útil à sociedade. O interesse superior da criança deve ser o princípio diretivo de quem tem a responsabilidade da sua educação e orientação, responsabilidade essa que cabe, em primeiro lugar, aos seus pais. A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientados para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos."
De forma que nós, pais como zeladores dos interesses dos nossos filhos, pedimos apenas ao Exmo. Sr.º Presidente, que como órgão de poder máximo da autoridade pública competente e responsável pela escola dos nossos filhos, não deixe de atuar no sentido de promover as necessárias reparações das instalações, assim assegurando o bem estar a todos os níveis das crianças.
Estamos certos de que muitos outros temas reclamam a atenção e preocupação de V/ Exa., porém, este que aqui nos ocupa certamente merecerá o acompanhamento adequado à sua relevância.
É essencial garantir que esta situação não mais se prolonga e não continua a interferir na correta e segura prática desportiva, nem que os recreios já condicionados em dias de chuva, se tornem ainda recreios que colocam em causa a segurança e o pleno gozo do espaço pelas nossas crianças.
Certos que o Excelentíssimo Senhor Presidente desta Câmara, não só como autoridade máxima, mas também como pai, rececionará esta carta e compreenderá a nossa inquietação e o nosso pedido da melhor forma, e fará tudo o que estiver ao seu alcance para resolver esta situação com a brevidade adequada.
Receba V/ Exa. os nossos melhores cumprimentos,
Atentamente
Encarregados de educação dos meninos
do Centro Escolar da Escola Básica de Seroa
Seroa, 31 de janeiro de 2023
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025