25/10/2026, 0:00 h
19
OPINIÃO
Por Carlos Dias (Licenciado em Ciências Sociais e Politicas e Pós graduado em Gestão Autárquica e Modernização)
Durante anos, sucessivos governos falharam na criação de políticas públicas capazes de garantir uma oferta habitacional adequada. A escassez de construção, a burocracia, a especulação imobiliária e a pressão demográfica pelas politicas descontroladas de imigração ilegal, agravaram um problema que exige respostas urgentes.
Entretanto, surgem movimentos e organizações que afirmam defender o direito à habitação. A manifestação pacífica é um direito constitucional, mas importa questionar quando a legítima reivindicação social se transforma em instrumento de confrontação política.
Defender a habitação não pode servir de pretexto para promover a desordem pública, afrontar as autoridades ou descredibilizar as forças de segurança. A participação de cidadãos estrangeiros nestes movimentos é legítima, tal como a dos portugueses, mas todos estão sujeitos às mesmas leis e responsabilidades.

É fundamental distinguir quem reivindica soluções de quem procura instrumentalizar o descontentamento social para alimentar conflitos. A autoridade democrática não pode ser confundida com repressão, nem o direito ao protesto com impunidade.
A crise habitacional não se resolve nas ruas através da confrontação, mas com políticas sérias: mais construção, simplificação administrativa, aproveitamento do património público devoluto, medidas que devolvam confiança ao mercado de arrendamento e proibição na entrada de imigração descontrolada.
O direito à habitação merece ser defendido com determinação, mas sempre acompanhado pelo respeito pela legalidade, pelas instituições e por quem diariamente garante a segurança de todos.
Portugal precisa de casas para viver, não de conflitos "marxistas" para dividir a sociedade.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
25/10/2026
Opinião
25/10/2026
Opinião
25/10/2026
Opinião
25/10/2026