16/10/2022, 0:00 h
601
Desde que a Oficina da Escrita se estabeleceu no mercado, que assumiu um compromisso com os autores: de não os desamparar e de trilhar o caminho, ainda que difícil, para o sucesso de cada um. Trabalho, dedicação, profissionalismo, qualidade e paixão são os valores que norteiam esta editora.
Analisamos todas as obras e só aceitamos aquelas em que realmente acreditamos e nas quais reconhecemos a qualidade necessária para chegar aos leitores. Mas não trabalhamos apenas para garantir que os leitores podem aceder às melhores obras, trabalhamos para assegurar que todos os autores que ainda não tiveram uma oportunidade, podem contar com uma equipa dedicada a produzir uma obra de excelência.
Nesse sentido, esforçamo-nos diariamente por melhorar e, simultaneamente, por assegurar o melhor aos autores que nos confiam o seu bem mais precioso.
Um livro nasce de muito trabalho árduo e paixão e nós sabemos que esse trabalho não pode ser em vão. Tem de chegar ao maior número de leitores, conquistá-los, fazer a diferença nas suas vidas, proporcionar-lhes a transformação de que precisam. No entanto, não pode fazer somente a diferença na vida do leitor, tem de a fazer diretamente na vida do escritor e, por isso, trabalhamos para que este possa colher os frutos do que planta, com dignidade.
Sabemos que em Portugal se lê muito pouco, que as grandes livrarias têm montras pagas, que a literatura traduzida é sempre a primeira escolha dos grandes grupos, que não se aposta nos novos autores e que há até um estigma com os autores portugueses que se lançam no mercado sozinhos, sem o logo de uma grande chancela. Sabemos igualmente que os grandes nomes da literatura, nacionais e internacionais, se lançaram sozinhos, que a maioria das empresas que são consideradas tradicionais vivem para o elitismo, só publicam figuras públicas, de reality shows e tiktokers, ou literatura traduzida e cobram igualmente a todos os desconhecidos, pagando depois percentagens miseráveis.
Se acreditamos que mudaremos o panorama atual? Provavelmente não, porém, acreditamos piamente nos nossos autores, nos nossos livros e na nossa força de vontade. Acreditamos, trabalhamos e continuaremos a trabalhar, fiéis aos nossos princípios e valores, com o intuito de levar os nossos autores a todo o país, a todos os leitores.
Porque a mudança se faz de pequenos passos, a Oficina da Escrita abrirá as portas da sua loja no próximo dia 29 de Outubro, pelas 21 horas, na Rua São João Evangelista, 1978, em Covas, na Vila de Lousada, num evento que se espera recheado de surpresas.
Mais do que a sede da editora, este será um espaço cultural, um conceito único e inovador na região, onde se realizarão apresentações e sessões de autógrafos, sessões de leitura, tertúlias e outros eventos literários, inclusive dedicados ao público infantil.
O nosso espaço contemplará ainda livraria, onde todos os nossos livros podem ser adquiridos presencialmente; alfarrabista, com inúmeros livros antigos, cheios de vida e histórias; e papelaria, com inúmeros produtos e serviços inteiramente pensados em facilitar o seu dia a dia.
Estamos extremamente orgulhosos do caminho que temos trilhado e de podermos dar aos nossos autores o destaque e apoio que estes merecem.
Assim, fica aqui o convite para que nos visitem, partilhem esta novidade e apostem nos livros de autores nacionais. Fica também aqui um agradecimento especial a todos os que têm contribuído para que possamos crescer e a todos os que nos leem.
Letícia Brito
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025