FREAMUNDE | Freamunde em festa!

Freguesias Freamunde

22.º aniversário de elevação a cidade

A cidade de Freamunde assinalou o seu 22.º aniversário na passada quarta-feira, 19 de abril, logo pela manhã, com o hastear de bandeira na sede da Junta de Freguesia, seguido de um porto de honra, o lançamento de 22 morteiros e a assinatura dos autos de consignação de duas obras que serão iniciadas nas próximas semanas: requalificação da Travessa do Parque de Lazer e a ligação da Rua dos Bombeiros Voluntários à Travessa 25 de Abril.

O presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, aproveitou a data para anunciar a aprovação de um “projeto de arquitetura para a construção de 60 fogos para arrendamento a preços controlados, no valor de 15,5 milhões de euros, em Freamunde”.

A Freguesia garantiu ainda que continuam a ser realizados esforços no sentido da concretização da ambicionada Casa das Artes.

 

Dia Municipal do Bombeiro

A comemoração solene do Dia Municipal do Bombeiro teve lugar, este ano, na cidade de Freamunde, na manhã do passado domingo, 16 de abril.

Presidida pelo presidente da Autarquia, Humberto Brito, a cerimónia contou com a participação do vice-presidente, Paulo Ferreira, e do presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Arménio Ribeiro.

A tarde foi preenchida com muitas atividades para toda a família no Parque de Lazer de Freamunde.

Os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, os Bombeiros Voluntários de Freamunde e o Serviço Municipal de Proteção Civil colaboraram na iniciativa.

Esta data foi instituída pelo atual Executivo Municipal, como forma de reconhecer e agradecer “o imprescindível serviço público prestado pelas nossas [de Paços de Ferreira e Freamunde] Associações Humanitárias”.

Reunião da Câmara

A reunião pública da Câmara Municipal decorreu na sexta-feira, 21 de abril, no auditório da Casa da Cultura de Freamunde.

O executivo municipal foi recebido pelo presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Arménio Ribeiro, e pelos demais elementos da Junta e Assembleia de Freguesia.

Este foi também o último ato público de José Manuel Leão, como colaborador do Município, a quem a Junta de Freguesia de Freamunde reconheceu e agradeceu “todo empenho e dedicação”, à cidade de Freamunde.

 

Sebastianas 2023

A comissão das Sebastianas 2023 apresentou o cartaz das festas deste ano, no passado sábado, 15 de abril, durante um Arraial. O grupo de Castanholas Pedaços de Nós e o artista Rui Porto contribuíram para a animação geral do evento, que teve comes e bebes e entrada livre.

As Sebastianas decorrem entre 6 e 11 de julho, e a Semana Cultural precede as festas. Eis o Cartaz: 30 de junho, Bateu Matou; 5 de junho, Banda Filarmónica de Freamunde com Cuca Roseta; 6 de junho, Nininho Vaz Maia; sexta-feira dia 7, Noite de Bombos, Nel Monteiro, Rui Porto, Valete; sábado dia 8, Delfins, Mónica Sintra, Rúben da Cruz, Fogo Piromusical; domingo dia 9, Rui Veloso, Majestosa Procissão, Bandas Filarmónicas de Freamunde e Vilela, Padre Guilherme, João Claro; dia 10, Marcha Alegórica, Kura, Rebeca, dia 11, Minhotos Marotos.

Como é tradição, muita música para todos os gostos!

 

Walk & Dance 2023

A 8.ª edição do festival de cultura urbana Walk & Dance decorreu nos dias 6, 7 e 8 de abril, na cidade de Freamunde, apresentando arte de rua e novas correntes musicais portuguesas. Lançado em 2015 pela empresa de eventos The New Party Makers, conta na atualidade com o apoio da Câmara Municipal, e é já uma referência na região e no país no seu género.

 

Canções da Revolução

A Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós levou ao palco, na sexta-feira 21 de abril, o espetáculo “25 d’ José Mário Branco”, integrado nas comemorações do 25 de Abril na cidade de Freamunde.

Tratou-se de uma forma de relembrar e promover os valores da Liberdade, da Democracia e da Dignidade, associados à relevante data da história do país.

 

Freamunde em Ação

No seguimento da caminhada solidária que organizaram, no passado domingo, 16 de abril, os jovens do grupo Freamunde em Ação visitaram o Lar Divino Salvador, para oferecerem o excesso dos bens alimentares doados por parceiros.

 

Concerto de Páscoa

A Escola de Música da Associação Musical de Freamunde (AMF) apresentou, no passado sábado dia 15 de abril, no Salão Paroquial de Freamunde, o seu Concerto de Páscoa. Parabéns a todos pelo excelente espetáculo que deram perante casa cheia!

 

Tuna AMF

A Tuna da AMF – Associação Musical de Freamunde,, sob a batuta do maestro António José Lopes Brandão, deu um concerto no passado domingo, 16 de abril , em Sanguinhedo, Vila Real. Foi uma bela tarde de música, convívio e partilha cultural.

 

Caminhada simbólica

A Caminhada Noturna “Serei o que me deres… que seja Amor!”, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Paços de Ferreira com a o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Freamunde, realizou-se na cidade na noite do passado sábado, 22 de abril. Centenas de participantes aderiram à iniciativa, integrada no mês da prevenção dos maus tratos na infância, cuja campanha ostenta o símbolo de um laço azul.

 

ASSINE E DIVULGUE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELETRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELETRÓNICA) – 20 EUROS

 

Opinião

Opinião

“Dar mais vida às coisas para dar mais vida à vida”

13/06/2024

Opinião

A ‘REPARAÇÃO’ ÀS EX-COLÓNIAS

12/06/2024

Opinião

REPARAR EM VEZ DE SUBSTITUIR PARA UM RADIOSO DEVIR

11/06/2024

Opinião

PORTUGAL NA VANGUARDA DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

9/06/2024