24/06/2025, 9:42 h
25
FREGUESIAS
No Centro Social e Paroquial de Freamunde também se festejou o Santo António.
Freamunde celebrou, no dia 13 de junho, a Festa Religiosa em honra de Santo António.
Entre 4 e 13 junho rezou-se a novena, às 15h00. Na sexta-feira, 13 junho, a Banda Musical de Freamunde tocou às 9h00; às 11h00 realizou-se a Eucaristia Solene e, às 19h00, a Majestosa Procissão.
Centro Social e Paroquial de Freamunde
Dinâmicas intergeracionais
A instituição agradeceu o convite ao Agrupamento de Escolas D. António Taipa, na pessoa da professora Margarida Araújo, de participação dos seus utentes, com as crianças e jovens das escolas, nas iniciativas alusivas ao dia do agrupamento.
Os idosos puderam assim assistir a demonstrações por elementos da GNR, de jogar jogos tradicionais variados e alguns ainda conviveram com os seus próprios netos.
Na USF Freamunde
Mês da Criança
A Unidade de Saúde Familiar de Freamunde promove junho como o Mês da Criança, com sessões dedicadas às crianças e pais/cuidadores, que se realizaram:
16 de junho, 18h30 - histórias com Isabel Mendes
17 de junho, 18h30 - yoga com a professora Raquel Silva
(Sessões recomendadas a crianças com 3 ou mais anos)
18 de junho, 18h30 - “Desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida: o que saber? como estimular?” (Sessão recomendada a pais de crianças até aos 2 anos)
Louvamos a iniciativa!
União das Mutualidades Portuguesas
Armanda Pereira entregou o 1.º Prémio
A presidente da Instituição em Freamunde e também presidente do Concelho Fiscal da União das Mutualidades Portuguesas, Armanda Pereira (segunda à esquerda na fotografia), entregou o Prémio Trabalhador do Ano a Cátia Rodrigues.
A administrativa da Mutualidade de Santa Maria foi distinguida com o Prémio que reconhece o empenho e a dedicação à causa dos colaboradores das associações mutualistas.
Miguel Santos, diretor técnico da farmácia da ASM dos Artistas de Faro, foi 2.º classificado, e Maria de Fátima Alves, Auxiliar de Ação Educativa do Legado do Caixeiro Alentejano, Évora, 3.ª classificada.
Com a Associação Musical de Freamunde
Mini Sebastianas
As Mini Sebastianas tiveram a participação de duas valências da Associação Musical de Freamunde:
A BANDA JUVENIL da Escola de Música da Associação Musical de Freamunde - Direção Musical Professor Luís Pereira.
A TUNA da Associação Musical de Freamunde - Direção Musical Professor António Brandão.
Este evento de aquecimento para as grandes Sebastianas aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de junho.
No dia 6 houve a Mini Noite de Bombos, as atuações de Helena Morais e do DJ Syntyzerz; no sábado, 7, atuou a Banda Juvenil de Freamunde e José Barbosa, foi apresentado o cartaz oficial das Sebastianas, deitado fogo de artifício e o DJ Frank animou a malta; no domingo, 8, destaque para o Trail Foge Foge Capão, para o evento popular Cagadela da Vaca, para a atuação da Tuna de Freamunde e para a Noite de Fados.
Agrupamento 1341 Freamunde
Alcateia feliz
O dia foi fantástico, a cuidar do Ambiente, da mente e do corpo. Os Lobitos limparam a praia, visitaram a estação litoral, aprenderam com os Bombeiros de Aguda, resumindo, divertiram-se à farta.
Junta de Freguesia e Nó Górdio
Formação ART-ID
A Junta de Freguesia de Freamunde e a Nó Górdio promoveram, entre 13 e 19 de junho, o curso de formação ART-ID (Art for Inclusion and Diversity), destinado a pessoas técnicas de juventude e/ou a desenvolver trabalho efetivo com jovens.
Os objetivos deste curso:
1. Promover a inclusão e a diversidade através da arte;
2. Capacitar trabalhadores juvenis com ferramentas artísticas inclusivas;
3. Incentivar a expressão criativa como meio de diálogo intercultural;
4. Desenvolver competências para trabalhar com grupos marginalizados;
5. Fomentar a cooperação intercultural e a partilha de boas práticas;
6. Combater preconceitos e promover a aceitação da diversidade;
7. Criar redes de parceria e sustentabilidade em projetos artísticos;
8. Integrar princípios de sustentabilidade nas práticas artísticas.
Freamunde em Ação
Caminhada da Luz
Num mundo apressado, o grupo de jovens Freamunde em Ação propõe que se faça uma pausa. Participe na Caminhada da Luz - Porta da Esperança, no dia 4 de julho, a partir das 21h00, desde a Igreja do Divino Salvador.
Acenda uma vela e atravesse, simbolicamente, a porta da esperança nesta caminhada. O valor de inscrição é de 4 “sonhos”, com kit incluído.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
23/06/2025
Opinião
22/06/2025
Opinião
22/06/2025
Opinião
22/06/2025