Por
Gazeta Paços de Ferreira

07/12/2022, 6:00 h

291

FREAMUNDE | Centenário de Fernando Santos

Freguesias Freamunde

Festival de Teatro com o seu nome em 2023

O Grupo Teatral Freamundense (GTF) preparou um programa comemorativo do Centésimo Aniversário do Nascimento de Fernando Santos, Edurisa Filho. Na próxima sexta-feira, 9 de dezembro, esta figura maior de Freamunde e do teatro vai ser homenageada “pela sua obra, pelo seu legado, pela sua marca cultural” - GTF. Será também lançado, em 2023, o Festival de Teatro com o seu nome.

No próximo ano, o Festival trará à cidade, uma vez por mês, uma peça de teatro de um grupo diferente, terminando, em dezembro de 2023, com a reposição da Opereta Gandarela, pelo “seu” GTF. Estão ainda previstas outras atividades ao longo de 2023, no âmbito do Centenário de Fernando Santos.

A cerimónia de abertura das Comemorações, no dia 9 de dezembro, pelas 21h30, tem lugar no auditório da Associação de Socorros Mútuos Freamundense.

 

200 anos da Banda de Freamunde

A Banda de Freamunde festejou os seus 200 anos de existência no passado dia 3 de dezembro, logo a partir das 9h00, com o hastear da bandeira. Ainda da parte da manhã, foi servido um porto de honra na sua sede, seguido da romagem aos cemitérios para homenagear os seus elementos já desaparecidos. Às 14h00, o Museu Luís Rego, repositório histórico da Associação Musical de Freamunde, foi aberto à população. Pelas 19h00 foi celebrada uma missa em honra dos músicos e sócios falecidos, terminando este dia especialíssimo da melhor maneira, com um jantar comemorativo numa quinta em Freamunde. Longa vida à Banda Musical!

Os sete músicos com mais anos ao serviço da Banda de Música, da esquerda para a direita: Abílio Pacheco (há 51 anos na Banda), Zé Nando Silva (45), Hermano Ribeiro (44), Artur Pereira (43) , Manuel Queirós (35), Carlos Franquelim (32) e António Brandão (30).

 

Canta Capão

No passado dia 1 de dezembro, feriado da Restauração da Independência (no ano de 1604), realizou-se mais uma edição do festival Canta Capão, no auditório da Associação de Socorros Mútuos Freamundenses. As atuações estiveram a cargo dos “Português em Dueto”, compostos por Helena Brandão (voz) e Bruno Santos (guitarra), que trouxeram o revivalismo das canções de outras décadas; do grupo de “Cante Alentejano” do Orfeão Universitário do Porto, com os melódicos cantares dessa região; e dos fantásticos “As Castanholas de Freamunde” da Associação Pedaços de Nós, que fizeram “as honras da casa” e foram muito incentivados pelo público. A entrada foi livre.

 

Projetos para 2023

O Orçamento para 2023, aprovado na última reunião extraordinária da Câmara Municipal, menciona vários investimentos e projetos para a freguesia de Freamunde, designadamente a “profunda reabilitação do centro de saúde de Freamunde”, a construção do novo posto da GNR de Freamunde, a “reestruturação e ampliação do Parque de Lazer de Freamunde”, a conclusão da instalação do novo piso sintético no campo de futebol e o “início do projeto da Casa das Artes de Freamunde”.

 

Festa da Sopa

A Festa da Sopa regressou a Freamunde no passado domingo, 4 de dezembro, com quatro sopas no cardápio. Este ano funcionou apenas na modalidade de “take-away”, tendo sido o local de levantamento o restaurante dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, que colaboraram assim na iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escuteiros 1341.

 

Museu na Secundária

A Escola Secundária D. António Taipa acolheu, entre os dias 16 e 25 de novembro, uma exposição itinerante com 20 réplicas de obras pertencentes à coleção do Museu do Prado, em Madrid. A iniciativa é promovida nas escolas pela “Consejería de la Educación” da Embaixada de Espanha em Portugal. Os alunos da universidade ProSénior também a visitaram.

 

Plantação de nogueira

A Eco-Escola D. António Taipa comemorou o Dia da Floresta Autóctone, à semelhança de outros estabelecimentos de ensino do concelho. Os alunos do 8.º G plantaram uma nogueira oferecida pela Câmara Municipal ao Agrupamento. Durante essa semana foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com a preservação da floresta nativa.

 

Avishow 2022

A exposição Avishow 2022 – Capital do Móvel contou com mais de 80 expositores e mais de mil aves. O Pavilhão das Sebastianas foi o local desta segunda edição do evento, organizado em parceria pela Associação Ornitológica de Paços de Ferreira e pelo Clube Ornitológico de Freamunde. A abertura ao público deu-se no passado fim de semana de 26 e 27 de novembro.

A GAZETA RECOMENDA

 

ASSINE E DIVULGUE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELETRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELETRÓNICA) – 20 EUROS

Opinião

Opinião

TORNEMO-NOS BANQUEIROS PESSOAIS

23/09/2023

Opinião

10 Anos de uma Mudança Fundamental e uma JS Cada Vez Mais essencial

22/09/2023

Opinião

REGRESSO ÀS AULAS

20/09/2023

Opinião

PORTUGUESES QUE TRABALHAM NO ESTRANGEIRO

19/09/2023