30/05/2024, 10:29 h
491
FREGUESIAS
Arreigada elétrica
Alta tensão em Arreigada durante as Festas do Anjo da Guarda, nos dias 10, 11 e 12 de maio. A terra vibrou de animação, música e calor humano, marcando a celebração religiosa, cada vez mais popular.
Desde o som histriónico dos bombos na noite que lhes foi consagrada, e que marcou o início da festividade, à alegria contagiante dos aplaudidos concertos de Augusto Canário e Amigos e de Jorge Guerreiro, e à eletricidade que passou para o público vinda da música electrónica, ficou provado que esta edição voltou a arrasar!
Ao nível religioso, o destaque foi para a Majestosa Procissão em honra do Anjo da Guarda, no domingo, 12 de maio, acompanhada por inúmeros fiéis, mostrando-se cada vez mais participada.
Escola Básica n.º 1 de Frazão - Requalificação e limpeza
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica n.º 1 de Frazão leva a cabo o seu plano de requalificação e limpeza da escola.
No domingo, 12 de maio, iniciou a primeira etapa: a limpeza da fachada, dos passeios envolventes e a decoração com as novas “amigas e colegas”, umas lindas plantinhas!
Graças ao apoio dos pais e da comunidade, a Associação está a transformar o recinto num ambiente acolhedor e inspirador para os alunos.
São Brás não é São Brás sem porco no espeto
O primeiro porco no espeto da Comissão de Festas de S. Brás realizou-se no sábado, 18 de maio, nas instalações da Cruz Vermelha (e não no Parque de Lazer de S. Brás, como estava originalmente previsto, devido ao mau tempo).
Este evento, que é já uma tradição, foi retomado pela Comissão de 2025. Tal como nas vezes anteriores, foi um sucesso popular. A tarde desenrolou-se da melhor maneira, repleta de calor humano e com o sabor irresistível da especialidade da casa, regozijaram-se os festeiros.
Paróquia de Frazão - Procissão de Velas
No dia 13 de maio, a Igreja comemora, um pouco por todo o mundo e em especial em Portugal, o aniversário da primeira aparição da Virgem Santa Maria aos santos pastorinhos na Cova da Iria, em Fátima.
Na Paróquia de S. Martinho de Frazão, este dia é celebrado com ênfase. Após a recitação do terço na Igreja Matriz de Frazão, às 21h00, os fiéis participaram na Procissão de Velas. O seu trajeto começou no Adro da Igreja Matriz, seguindo pela Rua Dr. Manuel Vilela, Rotunda de Repiade, Rua de Repiade, Travessa da Barroca, Avenida Francisco Sá Carneiro, Rua Dr. Manuel Vilela e regresso ao Adro da Igreja Matriz. O andor de Nossa Senhora foi transportado por mulheres.
Em Arreigada, o dia 13 de maio de 1917 foi também recordado e assinalado com a celebração da Eucaristia na Capela do Anjo da Guarda, às 19h15.
Aniversário dos Galhofas com Festival de Bombos
São já duas respeitáveis décadas de existência que serão cumpridas nos próximos dias 1 e 2 de junho, com os motores a rosnar alto. O Clube Motard de Arreigada convida-o a comemorar com os seus elementos esta data marcante.
No sábado, 1 de junho, o programa destaca, a partir das 14h30, o Desfile de Bombos pelas ruas da freguesia e, às 21h00, as atuações dos grupos convidados. Sabe-se já que a Associação Filarmónica de Parada Todeia (Paredes) foi convidada e que os seus membros terão o estatuto de "Padrinhos" do grupo de bombos "Os Galhofas".
No domingo, 2 de junho, a animação começa às 9h30, com o Desfile Motard, às 12h30 o almoço terá porco no espeto, segue-se, às 14h30, animação musical e, às 18h00, a entrega de lembranças.
O Ciclo do Pão no Parque de Moinhos
Um grupo de crianças do Colégio Marca D'Água visitou os moinhos e o Museu do Pão no Parque de Moinhos, onde aprendeu a fazer broa caseira com a D.ª Glória.
Foi muito interessante descobrir o ciclo do pão e a forma ancestral como este alimento, insubstituível para a alimentação humana, é concebido. Mas ainda mais divertido foi meter as mãos na massa!
Peregrinação a Fátima da Cruz Vermelha Frazão
Os inúmeros peregrinos que chegaram a Fátima no grupo acompanhado pela Cruz Vermelha de Frazão, expressaram os seus agradecimentos pela assistência e excelente organização.
Graças também a diversos patrocinadores, foi mais uma peregrinação bem sucedida.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Passeio da Senhora dos Remédios
O próximo passeio da Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios está marcado para dia 30 de junho.
O Passeio Bacalhôa Buddha Eden tem saída prevista para as 7h00. O pequeno-almoço será em Santa Maria da Feira, seguindo-se a visita ao Cabo Carvoeiro. O almoço é livre, aproveitando a pausa em Peniche.
A tarde será passada na Quinta Buddha Eden, no Bombarral, que possui um encantador e o maior jardim oriental da Europa, de acordo com a respetiva gerência. Poderá apreciar as belíssimas esculturas e usufruir da paz e tranquilidade que o espaço transmite.
O lanche será desfrutado no Parque de Merendas de Nazaré. A chegada será por volta das 20h45.
O valor do bilhete é de 25 euros por pessoa (não inclui a entrada no Bacalhôa Buddha Eden - bilhete: 6 euros, até aos 12 anos é gratuito). Faça já a sua reserva através dos contactos 912824484 (Diogo) ou 912037129 (Raquel).
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025