Por
Gazeta Paços de Ferreira

22/01/2024, 0:00 h

1843

FERREIRA - FREAMUNDE, 2-1

Desporto Futebol GDC FERREIRA SC FREAMUNDE

‘GUARDIÃO’ SÉRGIO TRAVA FREAMUNDE

 

Campeonato da 2ª Divisão Distrital AFP – Serie 3

18ª Jornada

GDC Ferreira, 2 – SC Freamunde, 1

Campo do GDC Ferreira

Árbitro: Pedro Barbosa Auxiliares: Rodrigo Pinheiro e Filipe Lima
 

 

 

GDC Ferreira: Sameda (Sérgio, 32’), Nuno Ribeiro, Pacheco, Luís Paulo, Jota, Carcanho, Mário Ribeiro, Hugo Rodrigues (Cristiano Barbosa, 82’), Vaná, Dinis (Ruben, 69’) e Ricardo.
Treinador: César Gonçalo

SC Freamunde: Filipe Barros, Paulinho, Tiago Pereira, Rui Magalhães, Simão (Ribeiro, 70’), David Camelo (Fábio Brandão, 45’), Paulo Ferreira (Carlos Tiago, 74’), Cardoso (Marcelo, 74’), Rafa Dias, Gonçalo e Rui Camelo (Gusto, 45’).
Treinador: José Augusto Brandão

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Ricardo (45+11’, e 73’); Fábio Brandão (87’, g.p)

 

 

Ferreira foi palco do encontro cartaz desta jornada, entre os vizinhos Ferreira e Freamunde, num campo que foi pequeno para a grande multidão de adeptos que se fez presente. O GDC Ferreira é o único conjunto que conseguiu vencer os azuis de Freamunde, mas como o venceu de forma administrativa, queria prova-lo que o conseguia dentro de campo.

Já do lado do Freamunde, os comandados por José Brandão queriam dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na partida de Macieira.


O Freamunde apresentou-se sem o capitão Edú, e o Ferreira apresentou-se uma vez mais sem guarda-redes no banco, sem poder contar com Jorge Pacheco. O jogo iniciou com muito equilíbrio, e muito disputado a meio campo.

Perto dos vinte minutos, a bola foi lançada na área pelo Freamunde, e Sameda ao sair chocou com Rui Camelo. O resultado do choque foi mais grave do que se pensava inicialmente, e Sameda teve de sair do campo.

No banco do Ferreira, César Gonçalo não tinha opções para a baliza, e assim recorreu ao ‘bombeiro’ de serviço, o capitão Sérgio.

Este haveria de ser o momento chave do jogo, porque com a entrada de Sérgio, habitual defesa centro, para a baliza, o Ferreira focou-se em manter o jogo afastado da sua baliza, e por sua vez o Freamunde facilitou mais no momento de decisão.

Os parcos remates do Freamunde saíam fracos ou desenquadrados. Perto do término da primeira parte, Ricardo recuperou a bola, e rematou fora da área, ressaltando em Simão, enganando Filipe Barros.

O Ferreira saiu para o intervalo a vencer, muito moralizado, ao invés do Freamunde que saiu cabisbaixo.

 

 

Na segunda parte, o Freamunde entrou mais agressivo e em busca do empate, e aos dez minutos desta parte, Rafa Dias trabalhou bem, e acabou derrubado por Nuno Ribeiro junto ao bico da grande área.

O juiz Pedro Barbosa não teve dúvida, e assinalou grande penalidade. Na marca dos 9 metros e quinze, o melhor marcador da série, Paulo Ferreira rematou para a esquerda, onde estava o surpreendente Sérgio, que agarrou a bola.

Aos 42 anos, Sérgio acabava de coleccionar mais um feito na sua carreira, no seu Ferreira, parar uma grande penalidade ao SC Freamunde.

Com este revés, o Freamunde perdeu a oportunidade de empatar e pensar em vencer a partida. Contudo o Freamunde não desistiu, e Gonçalo marcou de cabeça pouco depois, num lance de canto, mas o golo foi invalidade por falta do avançado freamundense.

Desesperavam os adeptos do Freamunde, e enquanto ansiavam pelo empate, eis que Vána cruzou para a área do Freamunde, onde Ricardo, livre de marcação, fez o segundo para o Ferreira, gelando as hostes azuis, com os ferreirenses em festa.

Perto do final da partida, Rafa Dias rematou, mas Jota interceptou com o braço na pequena área. Novo penalty para o Freamunde, e Brandão bateu finalmente o improvisado guardião Sérgio.

Ainda com alguns minutos para se jogar, o Freamunde tentou o empate, mas o Freamunde estava em dia não.

 

Final da partida, o Ferreira foi um justo e merecido vencedor, pela forma como soube contrariar as adversidades.

Do lado do Freamunde, estes apenas podem queixar-se de si mesmos, e da falta de objectividade, que resultou nos poucos remates realizados na partida.

A equipa de Pedro Barbosa teve uma tarde de muito e difícil trabalho, fazendo um bom jogo, sem influência no resultado.


O Freamunde continua a não vencer o Ferreira em jogo oficiais, e no próximo domingo receberá a equipa do Campo Lírio de Carvalhosa, enquanto o Ferreira visitará os felgueirenses do Sousa, no sábado.

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

Opinião

Opinião

Dispensado por “indecência e má figura”

21/03/2025

Opinião

É hora de tomar as rédeas do nosso destino

20/03/2025

Opinião

CONSUMIDOR   DESINFORMADO… VANTAGENS DO ’OUTRO LADO’

19/03/2025

Opinião

Violência Doméstica

19/03/2025