17/02/2022, 0:00 h
301
O tema proposto e já anunciado no artigo anterior (14), refere-se à prática do Exercício e da Atividade física no combate a este inquietante estado de alerta, ou sinal de alarme, para a resolução das tarefas fundamentais da vida vivida, quantas vezes em situações de ameaça.
Como sabemos, a prática do Exercício e da Atividade Física, provoca a libertação no cérebro de produtos químicos, (endorfinas e serotonina), que conduzem o indivíduo a uma melhor apetência de disposição para as tarefas. Além disso ao provocar uma melhoria de auto imagem e auto estima, pode reduzir os níveis de ansiedade para patamares de ótima prestação, realizando as tarefas vitais com maior eficácia.
Estudos publicados, nos indicam inúmeros casos em que um grupo de controle que realizava a prática do exercício de forma assistida e regular, assumia um conjunto de comportamentos associados à prática duma vida saudável, em comparação a outro grupo predominantemente sedentário e que expressava fenómenos residuais de falta de apetite, perturbações do sono, irritabilidade fácil, enxaquecas e outras desregulações neurovegetativas.
Assim como metodologia a ter em conta, proponho um plano de treino que o exercício deva ser realizado de forma moderada (individual ou em grupo) pelo menos 3 vezes por semana, dando como exemplo a caminhada, corrida, ciclismo, natação (metodologia já anotada em publicações anteriores). Poderá associar a prática de yoga e hidroterapia, condicionando a temperatura da água (cerca de mais 3 graus à temperatura corporal), associando extratos de plantas (camomila, macela, neroli jasmim), com algumas moléculas de ozono.
A encerrar cada sessão de treina poderá realizar um trabalho respiratório profundo associando algumas técnicas de relaxamento e visualização mental, devidamente acompanhadas de música igualmente calma e relaxante.
Na próxima edição abordarei o quadro doloroso condicionado pelas alterações patológicas da ARTRITE.
José Neto: Doutorado em Ciências do Desporto; Docente Universitário; Investigador.
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL
IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL
EDIÇÃO DIGITAL – 10,00
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025