23/10/2024, 0:00 h
198
Caminhada e limpeza do Rio Ferreira
Ambas as atividades promoveram a sensibilização da comunidade para a urgência de proteger o ambiente, em especial os oceanos e rios, cada vez mais afetados pela poluição.
A caminhada, que decorreu no Bosque das Quintãs, envolveu cerca de 40 alunos e professores do Projeto Local da Profisousa e da ProSénior – Universidade Sénior de Paços de Ferreira, que recolheram os resíduos encontrados ao longo do percurso.
Simultaneamente, cerca de 60 alunos da Escola Profissional Vértice e da Escola Secundária de Paços de Ferreira participaram numa limpeza das margens do Rio Ferreira, resultando na recolha de aproximadamente uma tonelada de resíduos. Entre os detritos recolhidos, destacaram-se garrafas de vidro e plástico, loiças, ferro velho, calçado e dezenas de pneus. Esta ação reforça a urgência de mudar hábitos de consumo e de descarte de resíduos para proteger o meio ambiente.
A ação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, e do Vereador com o Pelouro do Ambiente, Júlio Morais, que acompanharam de perto as atividades de limpeza no Rio Ferreira e no Parque Urbano da cidade. A iniciativa integrou-se na campanha global #EUBeachCleanup, organizada localmente pelo Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, em estreita colaboração com o Observatório Ambiental do Município.
A campanha #EUBeachCleanup, que decorre a nível mundial, resulta de uma parceria entre a União Europeia e as Nações Unidas, e tem como objetivo sensibilizar para o problema do lixo marinho. Esta ação mobiliza os 27 Estados-Membros da União Europeia e muitos outros países em colaboração com as Delegações da UE no mundo inteiro. Em Portugal, a campanha é coordenada pela Representação da Comissão Europeia, em parceria com a Fundação Oceano Azul e o Gabinete do Parlamento Europeu, que convidam os Centros Europe Direct a juntar-se a esta causa.
Com estas iniciativas, o Município de Paços de Ferreira reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, incentivando a adoção de comportamentos mais conscientes na gestão de resíduos. O futuro do planeta depende das mudanças que somos capazes de implementar hoje!
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025