Por
Gazeta Paços de Ferreira

16/11/2023, 0:00 h

415

ETAR de Arreigada: Qual a Solução?

Munícipio Frazão Arreigada Opinião Ambiente

OPINIÃO

A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Arreigada enfrenta um desafio urgente: a sua incapacidade em tratar eficazmente as águas residuais do concelho de Paços de Ferreira.

Por João Paulo Carvalho

OPINIÃO

 

 

Recentemente, houve um investimento de mais de 5 milhões de euros, visando melhorar a funcionalidade da ETAR, mas os resultados foram dececionantes, levantando questões sobre a gestão de recursos. O investimento realizado não só não trouxe os resultados desejados como agravou ainda mais a situação. A ETAR ficou com menos capacidade de tratamento do que tinha antes desta obra!

 

 

Entretanto, uma visita à ETAR de Paço de Sousa, concelho de Penafiel, revelou uma história de sucesso. Esta ETAR tem capacidade de tratamento para uma população de 65.000 habitantes, tratando um caudal médio de 8.000 m3/d de águas residuais. (Paços de Ferreira tem cerca de 57000 habitantes)

 

 

Desde 2019, tem implementado um projeto de co-digestão das lamas geradas na ETAR com um efluente industrial de produção de biodiesel, atingindo assim uma autossuficiência energética média mensal de 80%.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Esta experiência positiva na ETAR de Paço de Sousa oferece uma perspetiva otimista para a ETAR de Arreigada, mostrando que é possível encontrar soluções para os desafios atuais.

 

 

As lições aprendidas com o sucesso da ETAR de Paço de Sousa oferecem uma rota a seguir e deve-se encontrar inspiração e orientação nestes exemplos bem-sucedidos. Com determinação é possível superar os obstáculos e alcançar os resultados pretendidos.

 

 

Para o Município de Paços de Ferreira não há margem para voltar a falhar nem para mais pedidos de desculpas às localidades a jusante da ETAR de Arreigada.


 

 

 

Opinião

Opinião

As Obras, o Progresso e a Necessidade de Melhoria: Um Desabafo

25/07/2024

Opinião

DE CABEÇA ERGUIDA

24/07/2024

Opinião

HOMENAGENS E HOMENAGEADOS

24/07/2024

Opinião

Os problemas da Inteligência Artificial

23/07/2024