Escolas recuperam as atividades 

Educação

As crianças das escolas de Arreigada, Frazão e Seroa saíram às ruas e encheram as mesmas de confetis, serpentinas, disfarces coloridos, mas, mais importante do que tudo, de gargalhadas e alegria!

Embora ainda se vá falando do Covid, o que é certo é que desde que a guerra surgiu, temos a sensação de que quase desapareceu. E se o motivo não é bom, aliás, é infelizmente péssimo, na realidade já ninguém aguentava falar do bicho muito mais tempo. 

Desfiles de Carnaval 

Se alguns cortejos carnavalescos foram cancelados mais um ano, a maioria das escolas realizou os tradicionais desfiles nas ruas circundantes aos estabelecimentos de ensino e educação.  

As crianças das escolas de Arreigada, Frazão e Seroa saíram às ruas e encheram as mesmas de confetis, serpentinas, disfarces coloridos, mas, mais importante do que tudo, de gargalhadas e alegria! As pessoas saíram à rua e estavam tão ávidas desta folia como os próprios petizes. 

Feirinhas de Primavera 

Sendo quase uma tradição a realização de feirinhas nas escolas, em que a comunidade pode comprar alguns produtos locais e típicos, mas acima de tudo participar nas atividades e conviver, a pandemia também eliminou estes momentos. Contudo, no Agrupamento de Escolas de Frazão iremos retomar as feirinhas brevemente, nomeadamente na Primavera, época em que se prevê que as condições atmosféricas permitirão organizar o evento ao ar livre, logo num ambiente mais seguro e também mais agradável. Estejam atentos pois até ao final de março serão várias as feirinhas nas escolas Básicas. 

Erasmus 

Também não se admirem se virem brevemente grupos de cidadãos estrangeiros a circular pelo nosso concelho. Como sabem, o nosso Agrupamento participa em vários projetos Europeus e ainda durante este mês receberemos parceiros de alguns países da Europa que, além de interagirem em contexto escolar, aproveitarão para conhecer o nosso património local. É uma oportunidade excelente de aprendermos com os nossos parceiros, mas também de divulgarmos a nossa localidade, a nossa região e o nosso país. 

Visitas de estudo 

Também as visitas de estudo têm sido uma constante e continuarão a ser no final do 2º período, prolongando-se no 3º. Aprender no local, descobrir, vivenciar novas experiências em contexto real são a grande aposta. Também é nesses contextos que se trabalha a cidadania, as competências sociais e culturais. A título de exemplo, os alunos do 1º ciclo da escola de Arreigada irão ao cinema em meados de Março, no âmbito de uma iniciativa designada “Garantir Cultura”.  

É urgente retomar o normal funcionamento das Escolas e principalmente recuperar as aprendizagens académicas e sociais dos alunos. É urgente abrir “as gaiolas” e deixar os nossos pequenos voar e devolver-lhes a infância que tem estado tão comprometida e aprisionada. 

Rosário Rocha

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL

IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL

EDIÇÃO DIGITAL – 10,00

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025