07/06/2024, 9:24 h
224
Educação Opinião ROSÁRIO ROCHA
EDUCAÇÃO
Por Rosário Rocha (Professora do AE Frazão)
COMENTÁRIO - EDUCAÇÃO
Içar da bandeira do Eco Escolas
Iniciamos a manhã hasteando a bandeira do Eco Escolas que foi atribuída à nossa Escola pelos resultados obtidos no ano letivo transato.
O Eco Escolas é um programa que procura fomentar a preocupação com o Ambiente, procurando que a partir da Escola se vão expandido bons hábitos para a comunidade envolvente.
O nosso Agrupamento está inscrito neste programa e as escolas vão tentando melhorar alguns hábitos ambientais.
Aguardamos ansiosos pela atribuição da bandeira verde relativa a este ano letivo.
Num próximo artigo falarei sobre o Eco Escolas e as potencialidades do programa.
INCLUD ED: O Sonho
Já falei algumas vezes do projeto internacional Includ Ed, que estamos a dinamizar no Agrupamento. O que se pretende é criar Comunidades de Aprendizagem, envolvendo a comunidade local. Uma das fases é a definição do Sonho que a comunidade tem para a sua Escola.
Aproveitando o dia Aberto, em que muitos pais, avós, outros familiares ou apenas habitantes da localidade se deslocaram à escola, realizamos uma Assembleia com todos. Cada um pode colocar num painel o seu sonho. Se para um ou outro o sonho é que o Cristiano Ronaldo venha à escola J, as opções mais registadas foram ter uma piscina na escola, baloiços ou melhoria e diversidade de jogos no recreio.
Pode haver algum sonho que seja mais difícil de realizar, mas há sempre algo que se pode fazer.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
É isso que tentaremos fazer no próximo ano, concretizar o sonho que a Comunidade sonhou para a nossa escola. É um sonho partilhado e o que se pretende é que seja concretizado com a ajuda de todos.
O que podemos constatar é a importância que tem para a nossa comunidade o Brincar. Sem dúvida, é uma necessidade dos nossos pequenotes e que os adultos também entendem e sentem.
Portanto, no próximo ano letivo iremos meter mãos à massa também com a ajuda preciosa das instituições locais.
Dia Mundial da Criança
Depois de içarmos a bandeira e de definirmos o nosso Sonho, as crianças puderam desfrutar de atividades lúdicas, tais como: insuflável aquático, luta de cotonetes, paintball, piscina de bolas e camas elásticas. Terminamos com a festa das cores.
Foi bom ver a alegria da criançada. Realmente cada vez mais eles sentem necessidade de brincar livremente. A Escola tem que ter essa preocupação, de lhes proporcionar momentos em que libertem a energia e que sejam descontraídos.
Foi muito bom também ver os adultos presentes com uma vontade enorme de entrarem nas brincadeiras e com uma pontinha de inveja de já não serem crianças.
O único conselho que posso dar é que, de vez em quando, deixem a criança escondida dentro de cada um renascer. Todos nós temos uma guardada…e que lhe faz tão bem ganhar vida, ainda que por momentos.
Concluindo: o dia 31 de Maio foi fantástico na EB de Arreigada!
Novos desafios se seguirão…
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025