Por
Gazeta Paços de Ferreira

30/09/2023, 0:00 h

773

Desfibrilhadores nas escolas e instalações desportivas

Educação Munícipio Desporto Destaque

Paços de Ferreira Concelho Pioneiro

A utilização de desfibrilhadores era uma reivindicação antiga do movimento associativo desportivo pacense, que o Executivo Municipal começa agora a satisfazer.
Os clubes e associações desportivas vinham sendo confrontados desde longa data com casos de paragens cardíorrespiratórias durante a prática desportiva que impunham uma atuação imediata.

MUNICÍPIO

 

 

Felizmente, os casos mais graves verificados durante a prática desportiva foram solucionados por atletas adversários que estavam habilitados com os princípios fundamentais do Socorro de vida.

 

 

Em Portugal, ocorrem todos os anos cerca de 10.000 casos de paragem cardiorrespiratória tendo havido uma taxa de sobrevivência de apenas 3%.

 

 

Era assim avisada a reivindicação dos desportistas, que tiveram larga a abertura do Executivo Municipal, que no entanto, não foi imediatamente satisfeita por delongas burocráticas de sucessivos concursos públicos.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Finalmente é anunciado que os primeiros sete desfibriladores serão instalados esta quinta-feira nos estabelecimentos escolares - EB 2/3 de Frazão, Paços de Ferreira, Eiriz, Freamunde, Escolas Secundárias de Paços de Ferreira e de Freamunde e Escola Profissional Vértice.

 

 

 

 

Em Julho do presente ano iniciou-se a formação e certificação em suporte básico de vida de cerca de 180 pessoas, no sentido de ficarem habilitadas a utilizar este equipamento.

 

 

O Executivo Municipal garante que, à medida que for concluída a formação dos manuseadores destes equipamentos, os restantes 19 desfibrilhadores serão instalados em todos os campos de futebol do concelho, nos pavilhões de Paços Ferreira e de Modelos, Arreigada e nas piscinas municipais de Paços de Ferreira e Freamunde e edifício onde funcionam os serviços da Câmara Municipal.

 

 

O Concelho da Paços de Ferreira será assim o município garante da saúde do seus atletas e cidadãos, sendo pioneiro na instalação generalizada destes desfibriladores automáticos, em todas as escolas EB 2/3 B, Secundárias, equipamentos desportivos públicos e no edifício da Câmara Municipal, locais que são frequentados diariamente por mais de 10.000 pessoas.

 

 

Os desfibrilhadores são aparelhos eletrônicos portáteis com bateria, próprios para serem utilizados por operadores não especializados que se aplicam no tórax da pessoa com fibrilação cardíaca.

 

 

 

Opinião

Opinião

Vai pedir um empréstimo? Leia isto antes – parte II

16/06/2025

Opinião

Carregamento de Veículos Elétricos em Condomínios: o direito de instalar e o desafio da convivência

15/06/2025

Opinião

CONSTITUIÇÃO e SOCIALISMO

15/06/2025

Opinião

Penas brandas

15/06/2025