Por
Gazeta Paços de Ferreira

17/02/2023, 0:00 h

166

DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO, CAPTAÇÃO E FIXAÇÃO DE VALOR

Munícipio Economia

CONFERÊNCIA PROMOVIDA PELO PSD

A sessão contou com as presenças dos presidentes das Câmaras do Fundão e de Santa Maria da Feira, Paulo Fernandes e Emídio Sousa, e de Cláudio Pereira, da Direcção da Associação Empresarial de Paços de Ferreira.

Alexandre Costa apresenta os participantes

 

Decorreu na passada quinta-feira, na Biblioteca da Escola Secundária de Paços de Ferreira, a conferência ‘Desenvolvimento económico, captação e fixação de valor’ organizada pela concelhia do PSD Paços de Ferreira.

A sessão contou com as presenças dos presidentes das Câmaras do Fundão e de Santa Maria da Feira, Paulo Fernandes e Emídio Sousa, e de Cláudio Pereira, da Direcção da Associação Empresarial de Paços de Ferreira.

O objectivo da vinda dos autarcas foi o de prestar testemunho sobre as experiências de desenvolvimento económico  nas respectivas autarquias. 

O autarca do Fundão, Paulo Fernandes  apresentou um programa - "Aldeia Visita" - para atrair pessoas, que não funcionou.

De seguida, o autarca referiu que o concelho do Fundão tem, nesta data , mais de mil novos empregos na senda dos centros de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. “Criámos desenvolvimento através do campus tecnológico, garantindo habitação perto dos postos de trabalho. Esta medida atraiu muita gente para o Fundão e mais de 80% destes trabalhadores são estrangeiros”, referiu.

Paulo Fernandes explicou ainda o programa ‘Raízes e Asas’, direcionado às crianças a partir dos 6 anos, em que estas aprendem a produção do queijo (raízes) e a programação (asas).

Outra medida de fixação de pessoas no Fundão foi o arrendamento de todas as habitações que estavam vazias, fazendo acordos com os proprietários dos prédios e subarrendando de seguida a famílias que necessitavam de habitação.

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

O autarca de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, falou da criação da “via verde das empresas” - “uma linha direta com o presidente da Câmara para todos os empresários que se querem fixar no concelho, permitindo fazê-lo no espaço de um mês”.

Disse ainda que, desde 2013, data em que tomou posse , vai  todas as feiras para apresentar e vender a marca Santa Maria da Feira, com o intuito de captar investimento para o concelho.

Ambos os autarcas elogiaram a marca Capital do Móvel e lamentaram que não esteja a ser devidamente potenciada.

 

Cláudio Pereira, membro da direção da AEPF abordou a importância de entreajuda entre a associação e as empresas do concelho para o desenvolvimento económico do município de Paços de Ferreira.

 

A abertura do painel esteve a cargo de Alexandre Costa, líder do PSD Paços de Ferreira, explicando que este tipo de conferências é importante para "ganhar base de conhecimento e partilha para poder executar quando o PSD regressar à liderança da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, em 2025".

 

 

Opinião

Opinião

FESTA DO AVANTE - 2024- 07 de Setembro 2024

9/10/2024

Opinião

Vamos falar de Investimentos? – parte III

7/10/2024

Opinião

O turismo pode trazer a paz ou talvez não…

6/10/2024

Opinião

O Mundo está quase a arder

6/10/2024