Por
Gazeta Paços de Ferreira

26/04/2026, 0:00 h

8

Curiosidades, reflexões e citações

Opinião Opinião Politica Partido CDS/PP

OPINIÃO POLÍTICA

Por Óscar Leal (Militante do CDS de Paços de Ferreira)

 

Curiosidade do dia

 

Algures em dezembro de 2025 ouvi uma reportagem na radio sobre um bairro ilegal a crescer de forma surpreendente próximo de Lisboa. Penso que seria em Almada. Os terrenos pertencem ao Estado e esse bairro totalmente ilegal ao que parece triplicou nos últimos 3 anos. Ou seja, todos os que lá moram estão ilegais. Agora vem a parte curiosa. Foi criada uma comissão de moradores (?) que terá escrito uma carta à CM para impedir outros de construírem casas nesse local. É ou não curioso. Os que lá estão ilegais, pretendem impedir que outros façam o mesmo que eles próprios fazem ou fizeram. Não nos lembramos de algo tão estranho e até inusitado.

 

 

Reflexão do dia

 

Quando a constituição refere os direitos das pessoas não quer dizer exactamente isso. Ou seja. Quando se diz que todas as pessoas têm direito a ter uma habitação (digna), não podemos ser absolutamente literais nessa interpretação. Felizmente não vivemos numa sociedade socialista ou comunista em que tudo é do estado e é o estado que tudo controla e fornece. Vivemos numa república democrática em que é necessário fazer alguma coisa para ter uma casa. Por exemplo, trabalhar. Não podemos estar à espera de que o estado dê casas a toda a gente. Esta é a visão da esquerda mais ou menos radical e populista e mesmo sabendo desta realidade, propositadamente se esquecem para fazer demagogia barata.

 

 

 

 

Citação do dia

 

O PR anterior (Marcelo Rebelo de Sousa) a propósito dos problemas na Gronelândia, terá dito o seguinte:

“Qualquer intervenção na ilha deverá ser ao abrigo do direito internacional.”

 

Esta frase foi-lhe atribuída pela Antena 1. Por esse motivo damos como boa a informação e leva-nos a perguntar o que seria que o PR queria mesmo dizer? Seria que se houvesse uma intervenção (leia-se intervenção pelos EUA) e ela fosse ao abrigo do direito internacional, a mesma seria legítima? Parece-nos um disparate tão grande que até custa a crer que isso fosse dito pelo anterior PR.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Curiosidades, reflexões e citações

26/04/2026

Opinião

Governar é ter a audácia de projetar e a coragem de concretizar!

26/04/2026

Opinião

Delegar para resolver: quando a proximidade faz a diferença

26/04/2026

Opinião

Oposição: Valores de Abril

26/04/2026