26/07/2025, 0:00 h
14
OPINIÃO
Por Diana Pinto (Terapias Integrativas e Complementares)
Andamos constantemente em busca de respostas no nosso meio envolvente quando, na realidade, é dentro de nós que elas existem. Cada ser é um ser único, com uma visão única sobre o mundo que o rodeia, com os seus próprios paradigmas, crenças, padrões, medos que nos fazem ser exatamente como somos.
Mas é quando entramos em conexão com o nosso mundo interior que a magia se dá!
Técnicas como a meditação e o mindfulness ajudam nesse processo interno de (re)conexão com a nossa essência.
Podemos começar por fazer exercícios simples de mindfulness no nosso dia-a-dia, através de pequenas práticas como: contemplar o nascer ou pôr-do-sol, apreciar as ondas do mar, toma do café ou chá ou algo que gostamos muito ao mesmo tempo que estamos atentos aos 5 sentidos, às sensações que esse momento nos trás, aos pensamentos, à respiração e aos 7 princípios: paciência, bondade, mente de principiante, confiar em mim próprio e no processo, não desistir, deixar ir o que passou e não acrescenta mais, gratidão.
Através de pequenos passos, adotamos pequenos hábitos que se tornam rotina! Por isso, se quer incluir a meditação como fazendo parte do seu dia-a-dia, comece com 5 minutos diários e vá acrescentando à medida que a prática se torna rotina.
“Atualmente, e à semelhança da lâmpada, a meditação é um fenómeno universal - uma ilumina o nosso mundo exterior, a outra o nosso mundo interior.” OSHO
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
26/07/2025
Opinião
26/07/2025
Opinião
26/07/2025
Opinião
25/07/2025