Por
Gazeta Paços de Ferreira

06/09/2024, 0:00 h

266

CARVALHOSA Coruja-das-torres de Carvalhosa

Freguesias Carvalhosa

FREGUESIAS

O Observatório Ambiental manteve, no seu canal de Youtube, uma emissão contínua e em direto de um ninho de coruja-das-torres em Carvalhosa.

 

Os técnicos foram contactados, no dia 11 de julho, pela D.ª Fátima, de Carvalhosa, que dizia ouvir um animal “a bufar como uma cobra” na sua chaminé. Apurou-se que o som vinha da nidificação de coruja-das-torres na chaminé, com uma cria sobrevivente. 

 

 

Desde essa altura tem sido feito o acompanhamento e verificados todos os momentos de alimentação da cria, para que, em caso de necessidade, a mesma seja prontamente auxiliada.

 

 

A natureza presenteou o concelho com um belo e perfeito juvenil a dar os seus primeiros voos e quase pronto para abandonar o ninho, destacou o Observatório Ambiental.

 

 

Neste momento o seguimento em direto já não está disponível, mas visualize um momento do acompanhamento da cria em:

https://fb.watch/u9uCxl5kOa/

 

 

 

 

A coruja-das-torres (Tyto alba) é uma ave de rapina noturna que se distribui pela Europa, África, Arábia, e pelo sudeste asiático, até à ilha de Java. É uma espécie monogâmica, que nidifica em locais protegidos, como torres, celeiros, telhados e chaminés inutilizadas. As principais ameaças a estas aves recaem, sobretudo, no uso de pesticidas, nas colisões com veículos, na caça e na captura.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Em tema de crédito ao consumo: “só se empresta um cabrito a quem tem um boi…”

6/07/2025

Opinião

Instituições Particulares de Solidariedade Social

6/07/2025

Opinião

Habitação, promessas no papel, silêncios no terreno

6/07/2025

Opinião

A mobilidade pública é uma questão de justiça

6/07/2025