11/11/2024, 10:07 h
95
FREGUESIAS
Seniores informados
O Centro Social e Paroquial de Carvalhosa recebeu, em final de outubro, uma acção de sensibilização sobre alimentação na idade sénior e doenças crónicas, sendo as mais comuns, nesta população, a Hipertensão, Dislipidemia (colesterol elevado) e Diabetes Mellitus.
A instituição agradeceu à nutricionista Maria João Costa e à Câmara Municipal pela promoção da iniciativa, aproveitando para destacar:
"Ter uma alimentação saudável, é saber escolher"
HIPERTENSÃO
Modificações no estilo de vida, como a prática de de exercício físico, não fumar, redução do stress e alimentação saudável (consumo diário de sal não superior a 5 g, preferindo o iodado ao sal marinho, utilização de alimentos ricos em potássio, como o feijão, batata cozida, banana...).
DISLIPIDEMIA
O colesterol elevado é um elemento chave no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Para reduzir o seu risco, a prática de exercício físico é essencial, bem como o cuidado com a alimentação, com dietas pobres em gordura e com alto teor em fibras (alimentos integrais, frutas, legumes) e o azeite como gordura de eleição.
DIABETES MELLITUS
A doença (Diabetes ou hiperglicemia intermédia) afeta cerca de 42,7% da população portuguesa (20 e 79 anos). Reduzir o consumo de açúcar, consumir alimentos ricos em fibra e em amido (aveia, massas, pão integral) porque são digeridos e absorvidos mais lentamente, e utilização do descodificador de rótulos dos alimentos, aquando das compras, são algumas das estratégias para uma alimentação saudável.
A finalizar, não nos podemos esquecer da hidratação, beber água e o consumo de sopa e frutas são outras formas de hidratar.
E.B. Carvalhosa promoveu 1.ª Feira do Livro Usado
No dia 28 de outubro (segunda-feira), a Escola Básica de Carvalhosa promoveu a 1ª Feira do Livro Usado. A sua missão principal foi, de uma forma original e divertida, transmitir aos alunos que os livros podem ser reaproveitados.
As famílias foram chamadas a colaborar fornecendo os seus livros infantis, ainda em bom estado, para poderem ser lidos pelos colegas dos filhos.
Na segunda-feira de manhã, as crianças visitaram a Feira do Livro Usado e fizeram compras. Os livros vendidos, ao preço de 1 a 2 euros cada, permitiram angariar 300 euros, que serão investidos na aquisição de novos livros para a biblioteca escolar.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025