08/06/2021, 23:22 h
131
José Moreno é Delegado de Saúde de Bragança, Presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Bragança, Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Diretor Clínico do Desportivo de Bragança, Membro da Assembleia Municipal de Bragança pelo PSD.
Cristina Raposo é Delegada de Saúde de Bragança, Relatora no Centro Regional da Segurança Social e na Caixa Geral de Aposentações, Membro da Assembleia Municipal de Bragança pelo PSD, e 1.ª Secretária da Mesa da Assembleia de Freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo.
Com mais sete agentes funerários, foram detidos pela Polícia Judiciária, por suspeita de liderarem um esquema ilícito de emissão de certificados de óbito e de guias de transporte de cadáveres, sem verificação da morte e obtendo contrapartidas financeiras de 40 a 100 euros por óbito.
São assim suspeitos de corrupção e falsificação de documentos.
Conheci estas personalidades, nos finais da década de 80, em Bragança. Não eram do meu círculo de amigos ou afins.
Não me regozijo, contudo, com as acusações, que espero possam ser desmentidas, apesar de neles ver já, então, traços de personalidade de uma ambição desmedida, pelo Poder, pelo protagonismo pessoal, por Dinheiro.
Os Moreno, os Raposo, os… Os filhos da terra que ocupavam todos os cargos, todos os negócios, todas as oportunidades, todo o poder por “direito divino” ou “casta”.
Mas julgo poder fazer algumas perguntas: esta prática, eticamente inaceitável para uma autoridade de saúde, decorre desde quando?
E nunca foi conhecida pelos seus pares, superiores hierárquicos, estruturas de saúde distritais, Ordem dos Médicos?
E nunca foi escrutinada pelos agentes políticos locais, pelo PS e nomeadamente pelo PSD?
Que dignidade e respeitabilidade tem a sociedade brigantina, que nada viu de censurável no comportamento de tão ilustres cidadãos, ou viu e calou?
Que balanço da vida política democrática pós 25 de abril pode Bragança invocar com os casos Duarte Lima, Armando Vara, Vítor Raposo, José Moreno, Cristina Raposo?
Que parte invisível do icebergue se esconde?
Cristiano Ribeiro, Dirigente do PCP.
ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS
Opinião
15/09/2024
Opinião
15/09/2024
Opinião
14/09/2024
Opinião
14/09/2024