27/10/2024, 0:00 h
258
Opinião Opinião Politica Partido CDS/PP
OPINIÃO POLÍTICA
Por Óscar Leal (Militante do CDS de Paços de Ferreira)
Existem várias formas de acompanhar a vida cívica/política de Paços de Ferreira.
Todas são respeitáveis e até interessantes, cada uma à sua maneira.
Temos redes sociais, onde podemos acompanhar as actividades do município (deveremos sempre ter em atenção que, normalmente, são mais de propaganda política de quem está no poder do que outra coisa); temos algo que funciona muito bem que é andar pelo concelho e ver o que se faz ou não; temos as assembleias municipais, que podem ser acompanhadas, presencialmente, por qualquer pessoa, que assim pretenda e temos (existem ainda mais com certeza) a possibilidade de acompanhar, através do site da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, toda a actividade existente, incluindo as Atas das assembleias municipais realizadas.
De todas as formas aqui referidas, esta pode ser a forma mais correcta de conhecer as actividades principais da CM, ou pelo menos, as mais relevantes já que tiveram de passar no “crivo” da Assembleia Municipal.
As Atas têm de ser exactas, rigorosas e verdadeiras com a realidade passada nessas reuniões.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Assim, existem alguns dados curiosos, como o facto da Assembleia Municipal de Paços de Ferreira se ter reunido em 2022, 10 vezes, em 2023, 6 vezes e em 2024 (até ao momento), 4 vezes.
Estão publicadas as Atas nº 1 de 29.02.2024, a nº 2 de 25.04.2024, a nº 4 de 27.06.2024 e a nº 5 de 24.08.2024.
Não sabemos se existe a nº 3 … não está publicada.
Depois há algo ainda mais interessante que é ler as Atas e verificar o que foi discutido, proposto, aprovado ou não aprovado.
Confirmamos que, ao contrário do que possa parecer, é mesmo interessante ler as Atas.
Tendo em consideração, unicamente, as de 2024, facilmente se verifica que uma larga maioria das propostas, apresentadas a votação, são aprovadas por unanimidade (?), o que, em si mesmo, é estranho, pois, mesmo que minoritária, existe oposição na CM.
Ou não existe?
Provavelmente, o PS está a governar a CM de Paços de Ferreira tão bem que até a oposição (se existe) já vota a favor de tudo.
Enfim … se calhar, é mesmo bom sinal.
Depois, ao ler as Atas, encontramos algumas coisas no mínimo curiosas e uma delas vamos partilhar aqui.
Na reunião da Assembleia Municipal de 29.02.2024, Ata nº 1, no seu ponto treze (13), está escrito: “Pedido de incentivo ao investimento pela empresa A. Pacheco – Indústria de Mobiliário, Lda.; Usou da palavra o Senhor Presidente da Mesa para submeter o assunto a discussão, abrindo, de seguida, as inscrições. Não houve inscrições. Colocada a votação, a proposta foi aprovada, por unanimidade.”
Alguém nos explica o que se passou aqui? Que incentivo foi pedido? Valor? É possível todas as empresas fazerem este tipo de pedidos à CM? A Ata não explica e não tem áudio. Seja lá o que for, deve ser relevante, pois foi aprovada por unanimidade.
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025