Por
Gazeta Paços de Ferreira

28/04/2024, 19:34 h

1400

Apresentação do livro: ‘’Saberes Populares de Freamunde’’

Cultura Freamunde

CULTURA

Decorreu no sábado, dia 20 abril, no Auditório Fernando Santos, na Casa da Cultura em Freamunde, a apresentação do livro ’’Saberes Populares de Freamunde’’ da autoria de Carlos Costa e Idalino Gomes.

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

O livro fora escrito originalmente em 1984, quando Carlos e Idalino eram alunos do ensino secundário, e ‘’incentivados’’ pela Prof.ª Conceição Costa, realizaram uma recolha de lendas, benzeduras e outras tradições orais. 40 anos depois, com o apoio da Junta de Freguesia de Freamunde, Carlos e Idalino lançaram o trabalho realizado, em livro que foi distribuído de forma gratuita por todos os presentes.

 

 

O auditório tornou-se pequeno para o grande número de pessoas que se fizeram presentes, num momento repleto de história e de nostalgia, onde se avivaram lendas como a água do Agrelo, o São Martinho perdido para Penafiel, ou mesmo a Nossa Senhora do Amparo de Covas, que ainda hoje está voltada para Freamunde, por anseio dos freamundenses.

 

 

 

 

Opinião

Opinião

“Exterminem todas as bestas”

24/02/2026

Opinião

O Socialismo já não é o que era em Paços de Ferreira

23/02/2026

Opinião

TRUMPISMO- o maquiavelismo na época contemporânea                                      - O QUE FAZER?

22/02/2026

Opinião

PODE O TRABALHADOR EXERCER OUTRA ATIVIDADE DURANTE AS FÉRIAS?

22/02/2026