Por
Gazeta Paços de Ferreira

24/01/2026, 0:00 h

11

António Filipe, com certeza!

Opinião Opinião Politica Partido Comunista CRISTIANO RIBEIRO

OPINIÃO POLÍTICA

Publicado na edição impressa n.º 2658 de 15/01/2026 da Gazeta de Paços de Ferreira.

Por Cristiano Ribeiro (Médico e Militante do PCP)

 

António Filipe tem um largo currículo na história da democracia de abril. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Mestre em Ciência Política, Cidadania e Governação pela Universidade Lusófona e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Leiden (Holanda).

 

Foi Professor Auxiliar Convidado da Universidade Lusófona entre 2001 e 2012; da Universidade Europeia entre 2012 e 2024; e do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro. Foi membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Santarém entre 2017 e 2021.

 

É autor de diversas obras científicas, como "As Oposições Parlamentares em Portugal – 1976-2000" e "O Referendo na Experiência Constitucional Portuguesa". É co-autor da Legislação Fundamental de Governo Local e Administração Autárquica, e da Enciclopédia da Constituição Portuguesa.

 

Tem artigos publicados em revistas científicas em Portugal, Itália, Espanha e em Inglaterra. Tem artigos publicados em diversos jornais e revistas e foi comentador residente em programas de debate político na RTP e na TVI24.

 

Foi Comenda da Ordem do Mérito Civil do Reino de Espanha e Medalha da Defesa Nacional de Primeira Classe da República Portuguesa.

 

Foi Deputado em 13 Legislaturas, foi Vice-Presidente da Assembleia da República (onde abdicou de carro e motorista pagos pela AR)

 

 

 

 

António Filipe tem indiscutível perfil. Esteve connosco nos árduos tempos da Troika, defendendo interesses nacionais, ao contrário de outros.

 

Nunca defendeu a descida do IRC para os grupos económicos, ao contrário de outros. Esteve sempre em defesa do SNS, vítima de degradação, ao contrário de outros. Esteve contra a guerra genocida e imperialista em Gaza e combate a preocupante militarização das sociedades da União Europeia em 2025.

 

Esteve sem dúvidas ou ziguezagues contra as alterações do Pacote Laboral. Destacou-se na luta contra a insegurança e contra a falta de condições de trabalho para quem garante a segurança dos cidadãos. Defende o espírito e a letra da Constituição Portuguesa, nomeadamente dos poderes presidenciais.

 

António Filipe é afável, ponderado, corajoso e com um bom sentido de humor.

 

António Filipe é uma alternativa contra o sistema de consenso neoliberal que nos asfixia. Não será a única, mas é a mais sólida. Alternativa essa, que se torna cada vez mais necessária.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Já chegamos a Metrópolis?

24/01/2026

Opinião

António Filipe, por Abril, por Portugal

24/01/2026

Opinião

Portugal e a dependência dos fundos europeus: um debate que não podemos continuar a adiar

24/01/2026

Opinião

A importância do contrapeso democrático

24/01/2026