Por
Gazeta Paços de Ferreira

03/12/2024, 11:10 h

487

Água da rede pública Paços de Ferreira qualidade premiada

Munícipio Saúde

Selo da qualidade exemplar água para consumo humano

A rede de abastecimento de Paços de Ferreira, gerida pela Águas de Paços de Ferreira, foi premiada com o Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano.

Foto: ERSAR

 

A distinção foi atribuída pelo regulador do setor (ERSAR), que revelou também novos dados sobre a qualidade da água.

 

 

Em Paços de Ferreira, o indicador “água segura” chegou ao máximo de 100% e a média nacional aos 98,77%.

 

 

Paços de Ferreira obteve a classificação máxima de 100% no indicador que avalia a segurança da água que chega à torneira dos consumidores, através da rede de abastecimento.

 

 

O relatório recorda ainda que, neste município, a Águas de Paços de Ferreira distribui 6 mil m3 de água por dia, chegando a 54 mil pessoas.

 

 

Com base nos resultados do relatório, a ERSAR distinguiu ainda a Águas de Paços de Ferreira com o Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano, atribuído às empresas com melhor desempenho nesta área.

 

 

O prémio foi entregue no decorrer do Seminário Nacional de Abastecimento de Água, realizado em Tomar.

 

 

 

 

“É com grande orgulho que vemos a Águas de Paços de Ferreira obter a classificação máxima neste indicador, que, acreditamos, deve ser visto como um reforço de confiança no consumo de água da rede pública. Diariamente, é feito um controlo da qualidade da água com análises realizadas por laboratórios independentes, que credibilizam estes resultados”, explica Arminda Silva, Diretora Geral da Águas de Paços de Ferreira.

 

 

O relatório “Controlo da qualidade da água para consumo humano” apresenta, a nível nacional, a realização e conformidade das análises que são exigidas a cada empresa de abastecimento.

 

 

Sobre Portugal continental, o relatório apresenta uma média de água segura de 98,77%, o que, para a ERSAR, confirma “a consolidação do patamar de excelência na qualidade da água fornecida na torneira dos portugueses”.

 

 

Desde 2015 que este indicador ronda os 99%.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025