Por
Gazeta Paços de Ferreira

16/08/2022, 0:00 h

366

Acudam que há fogo!

Opinião

Hoje temos a mata a arder, mas temos que pensar que há quintais, quintas fechadas completamente imundas e que se não se fizer nada, a população corre grandes riscos de ficar sem as suas casas, e nem quero sequer pensar em cenários mais drásticos

 

Num domingo que devia ser de descanso, pouco tivemos devido ao som dos aviões e das sirenes dos bombeiros no combate às chamas aqui mesmo no Concelho.

Isso fez-me pensar na conversa que tive esta semana com a minha sobrinha Erica, que tem 9 anos, que me sugeriu escrever este texto sobre a limpeza das matas.

Ora a Erica, na sua tenra idade, vê o que a maior parte dos adultos se esqueceu. Que se as matas estiverem limpas pode evitar-se muita tragédia e dar tranquilidade aqueles homens e mulheres que arriscam a sua própria vida pela irresponsabilidade dos outros.

Limpar as matas, é da responsabilidade individual, no entanto, há um coletivo que tem a sua quota de responsabilidade. Aqui eu quero referir a grande responsabilidade da proteção civil, que não pode ficar simplesmente pelo apelo a que se limpem os terrenos, têm que começar a aplicar coimas para quem não o fizer.

Hoje temos a mata a arder, mas temos que pensar que há quintais, quintas fechadas completamente imundas e que se não se fizer nada, a população corre grandes riscos de ficar sem as suas casas, e nem quero sequer pensar em cenários mais drásticos.

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Estas quintas fechadas no meio de habitações, só porque não estão habitadas a vegetação é de tal forma que passa para fora dos muros, no entanto, assim como eu e a população em geral sabemos disso, as autoridades locais fingem que nada se passa.

As pessoas estão preocupadas e até denunciam casos de grande perigo para as suas casas mas a resposta da proteção civil tem sido zero.

Apela-se para que não usem fogo nas festividades, no entanto, mesmo com este calor, houve fogo, uma irresponsabilidade brutal. Será que os responsáveis irão responder por isso?

Assim não meus caros, assim não!

Quer parecer-me que uma criança de 9 anos tem mais responsabilidade que quem deveria dar o exemplo e evitar um mal maior.

Esperemos que não façam ouvidos moucos para este grave problema e tomem medidas rapidamente para não virem depois para as redes sociais lamentar o pior.

Celina Pereira, Comissão Politica de Paços de Ferreira do Partido Socialista

EDIÇÃO DIGITAL  10,00

 

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025