Por
Gazeta Paços de Ferreira

31/08/2025, 0:00 h

22

A importância da participação política nas comunidades locais

Opinião Opinião Politica Partido Social Democrata

OPINIÃO POLÍTICA

A democracia vive da participação. É nela que se sustenta, é dela que retira a sua vitalidade e será sempre este o maior garante da sua continuidade. Sem cidadãos disponíveis para dar corpo e alma, para defender ideias, para propor caminhos e assumir responsabilidades, a democracia perde a sua essência.

Por Alexandre Costa (Presidente da Comissão Concelhia de Paços de Ferreira do Partido Social Democrata)

 

Foi isso mesmo que assistimos, na passada semana, com a entrega das listas às eleições autárquicas. Centenas de homens e mulheres, de diferentes partidos, coligações e movimentos independentes, aceitaram o desafio de participar na vida política local. Essa entrega representa muito mais do que um mero ato administrativo: simboliza compromisso, coragem e vontade de servir.

 

Assim, nunca é demais agradecer e enaltecer todos! Porque a política é um ato nobre e uma das formas mais elevadas de cidadania.

 

 

 

 

Naturalmente, neste agradecimento deixo uma palavra muito especial aos candidatos da Coligação Mais PSD-CDS. Homens e mulheres de todas as freguesias que aceitaram este desafio com espírito de missão, com o propósito de construir um concelho melhor, mais justo, mais desenvolvido e mais próximo das pessoas. São eles que, com a sua experiência, dedicação e entrega, dão a cara pelo nosso projeto de mais ambição e esperança.

 

A participação política não deve ser apenas encarada como um direito, é também um dever cívico. Cada candidatura, cada lista, cada candidato é a prova viva de que a democracia está bem viva no poder local. Cabe agora a todos nós, enquanto comunidade, valorizar este esforço, respeitar as diferenças e contribuir para um debate plural, esclarecido e construtivo.

 

Porque só assim a democracia se renova e se fortalece.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

A FESTA DO PILAR

31/08/2025

Opinião

Sicómoro* Quando os católicos se calam, a política perde a alma

31/08/2025

Opinião

Juntos faremos MAIS!

31/08/2025

Opinião

TAMBÉM O RESPEITO NÃO OCUPA LUGAR

31/08/2025