Por
Gazeta Paços de Ferreira

15/12/2020, 12:30 h

189

ZUMBIDOS

Manuela Santos

O zumbido ou acufeno é uma sensação subjectiva de ruído  na cabeça ou nos ouvidos que só o próprio percebe ou ouve. Pode ser o som de campainhas, apito, assobio, coração a bater nos ouvidos, som de insectos, enfim, um sem número de descrições de ruídos que mesmo no silêncio os pacientes se queixam de ouvir. Tal como a dor, não há forma de medir a sua intensidade o que o torna num sofrimento pessoal, difícil de medir, explicar e tratar eficazmente.

Engana-se quem pensa tratar-se de um problema relacionado com a idade. São cada vez mais os adultos jovens que nos procuram com este problema. A sua persistência pode desencadear insónias e estados de depressão. O zumbido não é uma doença mas sim um sintoma de algo não está bem. Pode ter origem numa questão física do próprio ouvido interno mas pode resultar também de doenças neurológicas, alterações nos dentes, alterações musculares da região de cabeça e pescoço e alterações psicológicas.

Cirurgia ou medicação são os tratamentos convencionais, mas que nem sempre resolvem eficazmente o problema.

Para a medicina chinesa este problema pode ter duas origens: excesso de energia na cabeça, normalmente  por subida do yang do Figado, ou então vazio de energia do rim que não nutre convenientemente o cérebro e ouvidos .

Sendo o zumbido provocado por excesso de energia, um primeiro tratamento de acupuntura pode melhorar de imediato a sensação de desconforto por ele provocado. Se pelo contrario for por falta de energia, a fitoterapia será o tratamento ideal e o tratamento será mais demorado.

Seja qual for a origem do zumbido a medicina tradicional chinesa é um óptimo tratamento complementar, e quanto mais cedo procurar solução para o seu problema, mais probabilidades terá de obter bons resultados.

Manuela Santos

Especialista de  Medicina Tradicional Chinesa

Licenciada em Enfermagem

https://www.clinicamanuelasantos.com

https://www.facebook.com/acupunturamanuelasantos

Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira

Assinatura anual 20,00

Com acesso gratuito à  edição electrónica

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025