01/08/2021, 21:35 h
130
Conta Joaquim Pinto que a actriz Maria do Céu Guerra, após uma actuação em Freamunde, no Auditório da Associação de Socorros Mútuos Freamundense, deparando com uma galeria de fotografias, existente nas paredes do Auditório, manifestou a sua estranheza por dela estar ausente a "alma mater" do teatro em Freamunde - Fernando Santos".
Tendo sido explicado que a sala não era do Teatro (Grupo Teatral Freamundense - GTF), o certo é que nenhum dos presentes terá sido capaz de a elucidar quem eram e o que teriam feito essa personalidades.
E foi a partir deste episódio que Joaquim Pinto partiu à demanda.
Puxou de uma caixa de cabedal preto, onde seu pai guardava papeladas infindas e variegadas, passou por tudo quanto eram bibliotecas no Distrito do Porto, gastou horas infindas em conversas, foi organizando as pesquizas, procurou interessados na publicação, mas acabou por recorrer ao expediente do blogue pessoal FREAMUNDE FACTOS E FiGURAS, que não terá despertado maior interesse que um jogo de "reservas", no Carvalhal, antes do jogo das "primeiras".
Mas continuava a perseverar e sonhar, escorado nas frequentes conversas que ia mantendo com os seus "botôes", que sempre o incitavam a acreditar que um dia....
E esse dia aí está.
Por obra e graça desses PEDAÇOS DE NÓS, que há 20 anos viram a luz dia embalados pelo canto de um desses pedaços- de nós.
NOTA FINAL, muito a despropósito, ou talvez não:
Se querem saber mais, leiam os jornais, a começar, obviamente, pela Gazeta de Paços de Ferreira, que, apesar de ser da tão "odiada" Paços, sempre teve num cantinho do seu coração, muitos PEDAÇOS DE VÒS
ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTRÓNICA) 20 EUROS
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025