Por
Gazeta Paços de Ferreira

29/12/2020, 18:11 h

66

Sorteio Semi-Amargo

F.C. Porto, Benfica e SC Braga já conhecem os adversários para a fase a eliminar das competições europeias.

Se olharmos apenas para o nome, o afastamento das três equipas é a opção mais provável, mas, atendendo ao rumo que esta época está a levar, vemos que a porta da passagem não está totalmente fechada.

O FC Porto vai defrontar a Juventus de Cristiano Ronaldo. Podíamos parar já por aqui. Um gigante europeu, liderado em campo por um dos melhores jogadores do mundo… é uma derrota mais do que anunciada. Mas este gigante não está completamente acordado. Esta Juventus não é regular, tem escorregado mais do que o costume e isso é um ponto a favor do FC Porto. Os italianos são, obviamente, favoritos, mas não são o bicho papão.

Na Liga Europa, o Benfica encontra o Arsenal e o SC Braga mede forças com a AS Roma, de Paulo Fonseca.

Se a Juventus tem sido irregular, o que dizer deste Arsenal? Após 12 jogos no campeonato, é 15º classificado, 5 pontos acima da linha de água. Os londrinos chegam a esta fase depois de um passeio numa fase de grupos em que não tiveram concorrência à altura. O Benfica não tem jogado o triplo como Jorge Jesus queria, nem tem jogado sequer o dobro, mas se há boa altura para defrontar o Arsenal… é esta.

A AS Roma, bem orientada por Paulo Fonseca, é claramente uma equipa de segunda linha da Europa. Contra Benfica ou FC Porto nem sequer seria favorita, contra o SC Braga admito que o seja. Contudo, está perfeitamente ao alcance do SC Braga.

Nenhuma das equipas portuguesas é favorita, mas o sorteio podia ter sido bem pior. A conversa do “a bola é redonda…” e do “todos os jogos começam empatados” podia aplicar-se aqui, mas isto não são mais do que falsas esperanças de quem sabe que o mais certo é sair derrotado. Se há forma de conseguir ultrapassar estes obstáculos é começar a ganhar no campo da ambição.

Pedro Queirós

Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira

Assinatura anual 20,00

Com acesso gratuito à  edição electrónica

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025