Por
Gazeta Paços de Ferreira

03/04/2021, 13:23 h

672

SÍNDROME VERTIGINOSO

Manuela Santos

O síndrome vertiginoso é uma doença crónica que pode surgir em qualquer idade, sendo contudo mais frequente entre os 40 e 60 anos. Caracteriza-se como o próprio nome indica por vertigens ou tonturas que podem ser acompanhadas por enjoos e ate mesmo vómitos. Está geralmente associado a problemas do ouvido interno e uma crise pode durar apenas algumas horas ou repetir-se por vários dias ou semanas. É uma doença altamente incapacitante e que nem sempre responde à medicação prescrita, ou seja, apesar da medicação os sintomas permanecem.

Para a medicina tradicional chinesa este síndrome está normalmente associado à deficiência da energia do rim e do sangue, ou a um excesso de energia do fígado e vesícula biliar. Mediante o diagnóstico energético efectuado, pontos de acupuntura são aplicados e plantas são prescritas por forma a corrigir o desequilíbrio em questão. Normalmente num primeiro tratamento o paciente já sente melhoria, especialmente se se tratar de uma hiperactividade do yang do fígado. É no entanto aconselhável que mantenha a toma da medicação prescrita pelo médico, mesmo que se sinta melhor com a acupuntura pois, como em qualquer outra doença, só ao médico cabe a responsabilidade de reduzir ou retirar medicação em virtude de o paciente se encontrar melhor. Também aqui a alimentação tem um papel preponderante, na medida em que alguns exageros alimentares podem potenciar ou agravar este quadro  É por isso importante fazer uma dieta equilibrada,  evitando açúcar, gorduras e bebidas alcoólicas.

Manuela Santos

Especialista de Medicina Tradicional Chinesa

Licenciada em Enfermagem

https://www.facebook.com/acupunturamanuelasantos

https://youtu.be/WNPkJx4EB74

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

A PARTIR DE ABRIL O ACESSO A ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA  SERÁ RESERVADO AOS ASSINANTES – DESTA EDIÇÃO E DA EDIÇÃO IMPRESSA.

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS

Opinião

Opinião

À “PESTE GRISALHA” QUE MAL SE AMORTALHA… NEM URBANIDADE NEM PRIORIDADE!

24/04/2025

Opinião

Vamos falar de Investimentos? – parte X

21/04/2025

Opinião

ATÉ OS COMEMOS

20/04/2025

Opinião

Carta aberta de um cidadão do mundo - ao Presidente Trump

20/04/2025