Desde os primeiros anos do século XXI que o Município de Paços de Ferreira enveredou por uma política desportiva progressista, que foi concitando admiração e seguimento por outros municípios.
Recordo a criação de um Gabinete de Apoio ao Desporto, que teve, e vem tendo, um papel fundamental no desenvolvimento da atividade desportiva no concelho.
Também é de salientar o pagamento direto às estruturas regionais e nacionais das inscrições dos atletas e da sua participação nas provas.
Mas o domínio em que o Município tem investido com mais sentido personalista e humano é no tratamento da saúde dos atletas e da preservação das suas vidas.
Recordam-se os tempos em que a esmagadora maioria dos atletas participava nas provas, sem estar certificada a sua capacidade física e a sua saúde, correndo, assim, sérios riscos, pelo que o pagamento dos exames médicos e seguros pela Câmara Municipal foi um passo de gigante.
Mas ainda havia um longo caminho a percorrer, já que grande parte dos clubes não dispunha de massagistas qualificados para as suas equipas e os apoios para a formação de quadros especializados passaram a ser restringidos com as políticas de austeridade.
No entanto, um passo importante foi dado, em 2016, com o apoio de um serviço de fisioterapia concedido pelo Executivo liderado por Humberto Brito, que contratou uma empresa para o efeito, que vem prestando um serviço de muita qualidade aos atletas que se vão lesionando.
Mas faltava ainda um serviço fundamental para a segurança dos atletas: a formação dos agentes desportivos para o suporte básico de vida e o apetrechamento dos locais da prática desportiva com os aparelhos indispensáveis para o efeito.
(Ainda recordo os “sustos” recentes de atletas do concelho, que tiveram a sorte de estarem a defrontar adversários com esses conhecimentos, pois, se não o estivessem…..)
Assim, saúdo com grande alegria a recente decisão do Município de dotar todos os espaços desportivos e escolas com desfibrilhadores e se comprometer a organizar ações de formação para todos os agentes desportivos.
Agora, caros amigos desportistas, têm de fazer a vossa parte. A vida dos jovens está nas vossas mãos, com responsabilidades acrescidas.
https://youtu.be/jaROykK_gYM
ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
A PARTIR DE ABRIL O ACESSO A ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA SERÁ RESERVADO AOS ASSINANTES – DESTA EDIÇÃO E DA EDIÇÃO IMPRESSA.
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS