21/03/2021, 1:00 h
273
Obra têm prazo de 18 meses
A nova creche da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) – Associação de Dadores de Sangue (Lions Clube de Paços de Ferreira), que terá 42 vagas, vai ser construída num terreno em frente à Misericórdia de Paços de Ferreira, sendo o prazo da empreitada de 18 meses.
A creche que vai nascer é fruto da persistência de Abílio Castelo, presidente da Associação de Dadores de Sangue, IPSS criada pelo Lions Clube de Paços de Ferreira. Desde há anos que esta Associação tem vindo a submeter candidaturas de projetos com esse fim, as quais têm sido indeferidas, tendo agora finalmente obtido luz verde para o mais recente projeto.
O espaço onde a creche será instalada pertence à Câmara, que cedeu ao Lions Clube os direitos de superfície em escritura por 99 anos. Aí, o Lions empreendeu obras em 2011 com o objetivo de criar um campo de mini-golfe, que entretanto ficou abandonado. Mais recentemente foi utilizado para a construção da sede deste clube. O rés-do-chão do edifício da sede foi entretanto cedido à Associação Paços 2000 para a instalação do ATL de Coqueda.
A Câmara planeia ainda abrir uma rua de acesso à nova creche, para facilitar a mobilidade e garantir a segurança das crianças e pais, até porque se trata de uma zona complicada em hora de ponta, como acentuou Maria João Neto da Silva, presidente do Lions Clube de Paços de Ferreira.
Junta promove eventos virtuais
A Junta de Freguesia tem vindo a promover seminários transmitidos na rede social Facebook, onde se debatem temas relacionados com a pandemia e como a enfrentar. No passado dia 9 de março, na iniciativa denominada “Todos somos Família”, pretendeu-se “abordar as dificuldades que as famílias estão a sentir em período de confinamento e explorar algumas estratégias para lidar com as mudanças sociais e pessoais e outros desafios impostos pela pandemia”, esclareceu a Junta. No passado dia 11 de março, sob o mote “Todos somos iguais”, discutiu-se “o impacto da pandemia de COVID-19 nas pessoas com deficiência”, em particular o “apoio e acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais”.
Assine e divulgue A Gazeta de Paços de Ferreira
A partir de Abril o acesso a esta edição electrónica será reservado aos assinantes – desta edição e da edição impressa.
Assinatura anual da edição electrónica – 10 euros
Assinatura anual da edição impressa (com acesso gratuito à edição electRónica) – 20 euros
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025