Por
Gazeta Paços de Ferreira

15/01/2021, 19:32 h

207

NÃO FAÇA DIETA , APRENDA A COMER

Mafalda Pereira

A entrada no novo ano é uma oportunidade de recomeço, de começar do zero, de por em prática algumas mudanças que andávamos a protelar, de dar início a novos projetos e objetivos.

Ora, um clássico no mês de janeiro, é a procura pela perda de peso. Muitas são as pessoas que iniciam dietas no início do ano, que ao princípio até parecem correr bem, mas com o passar de algumas semanas deixam de ter resultados, a pessoa desmotiva e volta a recuperar todo o peso perdido ou até mais.

Este efeito ioiô ocorre quando se restringe demasiado a ingestão calórica, perdendo massa muscular e diminuindo o metabolismo. Ao fazer uma grande restrição de calorias vai obrigatoriamente perder peso mas, ao fim de algum tempo, o seu metabolismo adapta-se às novas condições e passa a gastar menos calorias.

Assim, para continuar a perder peso, teria de continuar a cortar muitas calorias e, ao comer tão pouco, começaria com certeza a negligenciar a ingestão de vários nutrientes essenciais, surgindo a fadiga e o mal-estar.

Perder peso não é só uma questão de contagem de calorias. Há muitas influências para além do simples valor energético dos alimentos e uma dessas influências são nas hormonas que controlam o apetite e o peso, como é o caso da grelina e da leptina, que são alteradas quando se caí na asneira de fazer uma dieta “louca”.

Se pretende obter um peso saudável comece por esquecer a palavra dieta e adote hábitos alimentares saudáveis que podem ser mantidos ao longo do tempo.

Pratique exercício físico regularmente e mantenha-o mesmo depois de atingir o peso desejado, não se esquecendo de intercalar exercícios de força com exercícios de resistência. Seja acompanhado por um profissional de saúde em curtos espaços de tempo e vá espaçando as consultas à medida que consegue manter os hábitos.

Ser acompanhado de perto e ser consistente nos hábitos alimentares e de estilo de vida saudáveis, permite manter o peso, mesmo em pessoas com maior dificuldade e tendência para oscilações de peso.

Comece o ano a cuidar de si, seja ativo e saudável e não centre a sua atenção apenas no número que aparece na balança.

Lembre-se que emagrecer é sinónimo de perder massa gorda, o que muitas vezes não acontece quando se inicia uma dieta sem acompanhamento.

Mafalda Pereira

Opinião

Opinião

O Atraso no Plano Diretor Municipal em Paços de Ferreira: Um Obstáculo ao Desenvolvimento

15/09/2024

Opinião

Ter ou não ter... eleições

15/09/2024

Opinião

Jogos Olímpicos

14/09/2024

Opinião

Sai um Mundial para a Mesa do Vinicius

14/09/2024