Por
Gazeta Paços de Ferreira

18/02/2021, 1:28 h

124

INFEÇÃO URINÁRIA

Manuela Santos

Urinar muitas vezes, dor e ardência quando urinamos, sensação de peso no fundo da barriga e sangue na urina são sintomas característicos de uma infecção urinária. A infecção pode ocorrer em qualquer parte do trato urinário (uretra, bexiga, ureteres ou rim) mas é mais frequente na bexiga, à qual se dá o nome de cistite. A infecção urinária é mais comum nas mulheres provavelmente pela sua anatomia: uretra mais curta e proximidade com o anus.

O tratamento da infecção urinária é feito com antibiótico e normalmente é eficaz, Contudo situações há em que as infeções podem repetir-se várias vezes em poucos meses, obrigando mesmo à toma de antibiótico continuado por longos períodos de tempo sem que desapareçam os sintomas da infeção.

Para a medicina tradicional chinesa as infecções urinárias são causadas por acumulação de “humidade/calor” na bexiga. E é bem verdade que para crescerem as bactérias gostam de humidade e calor. Esta “humidade/calor” na bexiga pode ter várias causas, desde logo maus hábitos alimentares, deficiente ingestão de líquidos e stress. Efectuando um diagnóstico energético adequado, podemos evitar a repetição de infecções urinárias e aliviar os sintomas inerentes; numa primeira sessão de acupuntura é possível eliminar a sensação de ardor e peso no fundo da barriga. A medicina tradicional chinesa não mata as bactérias mas reforça o sistema imunitário e elimina a “humidade/calor” impedindo desta forma a infecção .

Se sofre deste problema saiba que deve beber muita água, evitar prisão de ventre(

a presença de fezes no recto aumenta a probabilidade de contaminação urinária) e diminuir o consumo de bebidas que irritem a bexiga ( cafe, álcool e citrinos ).

Pode também recorrer à medicina tradicional chinesa pois a acupuntura e fitoterapia são  excelentes aliados não só no tratamento mas também na prevenção das  infeções urinárias.

Manuela Santos

Especialista de Medicina Tradicional Chinesa

Licenciada em Enfermagem

Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira

A partir de Abril o acesso a esta edição electrónica  será reservado aos assinantes – desta edição e da edição impressa.

Assinatura anual da edição electrónica – 10 euros

Assinatura anual da edição impressa (com acesso gratuito à edição electónica) 20 euros

Opinião

Opinião

As Obras, o Progresso e a Necessidade de Melhoria: Um Desabafo

25/07/2024

Opinião

DE CABEÇA ERGUIDA

24/07/2024

Opinião

HOMENAGENS E HOMENAGEADOS

24/07/2024

Opinião

Os problemas da Inteligência Artificial

23/07/2024