19/03/2021, 1:19 h
94
Apesar de este ser um tema ao qual não prestamos muita atenção no nosso dia-a-dia, a verdade é que, saber organizar o frigorífico é crucial para uma correta conservação dos alimentos.
Posto isto, deixo-vos alguns conselhos básicos mas essenciais:
1) Embalar e fechar bem todos os alimentos, para desta forma evitarmos a transmissão de sabores e conservarmos a cor, textura e aroma natural dos mesmos;
2) Ter atenção ao prazo de validade e colocar sempre os produtos com prazo inferior na frente. Às vezes, deixamos alguns produtos no fundo do frigorífico e quando damos conta já estão inapropriados para consumo;
3) Limpar as prateleiras frequentemente;
4) Lavar bem os alimentos antes de os arrumar, uma vez que, podem conter bactérias e micróbios.
5) Manter a temperatura do frigorífico por volta dos 4°C;
6) Não encher demasiado o frigorífico, pois o ar precisa de circular para manter a temperatura baixa. Se os alimentos estiverem demasiado juntos isso irá tornar a ventilação mais difícil, consumindo mais energia para que a temperatura se mantenha.
Apesar das portas dos frigoríficos estarem desenhadas para a arrumação do leite e dos ovos, não o devemos fazer. A porta do frigorífico é a zona mais quente, e por isso, devemos optar por utilizá-la para alimentos que aguentem maiores oscilações de temperatura, tais como a água.
Nas prateleiras superiores devemos colocar as sobras de comida, as refeições pré-feitas e as bebidas. Nas prateleiras inferiores, devemos por o peixe, a carne, os laticínios, o fiambre, entre outros. Esta é a zona mais fria do frigorífico, e por isso, é onde os alimentos que se estragam com mais facilidade devem ser arrumados.
Nas gavetas inferiores devemos colocar a fruta e os vegetais, idealmente separados. Muitas frutas libertam etileno, uma substância que condiciona a conservação dos alimentos, fazendo com que amadureçam mais rapidamente.
Lembrem-se sempre que, no que toca à alimentação saudável, todos os pequenos pormenores fazem uma grande diferença!
Mafalda Pereira
ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
A PARTIR DE ABRIL O ACESSO A ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA SERÁ RESERVADO AOS ASSINANTES – DESTA EDIÇÃO E DA EDIÇÃO IMPRESSA.
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS
Opinião
15/09/2024
Opinião
15/09/2024
Opinião
14/09/2024
Opinião
14/09/2024