Por
Gazeta Paços de Ferreira

18/02/2021, 1:00 h

166

FERREIRA | Requalificação de zona junto ao Mosteiro segue a bom ritmo

Ferreira

Intervenções no exterior do Centro Cívico de Ferreira terminam em breve

A parte exterior do Centro Cívico de Ferreira está a ser alvo de um conjunto de intervenções que começaram no início deste mês. Os trabalhos incluem a montagem de três pontes de madeira sobre o curso de água que atravessa o Centro Cívico, a colocação de bancos e baloiços de madeira, o total ajardinamento da rotunda e do separador central e a plantação de novas árvores.

Na passada semana ficou concluído o ajardinamento do separador central e da rotunda. A distribuição das plantas e o desenho das pedras decorativas na rotunda foram inspirados na arquitetura do Mosteiro. No conjunto plantaou-se 623 arbustos de espécies adaptadas à região e 10 árvores da espécie Ginkgo Biloba, árvore que pode atingir mais de mil anos.

Segue-se agora a última fase da requalificação, que terminará em março e compreende a instalação das três pontes e dos bancos e baloiços de madeira no jardim frontal ao Mosteiro.

Rojoada paroquial - Expetativas superadas

A organização emitiu um “enorme obrigado a todos os Ferreirenses que aderiram em grande número à rojoada paroquial”, de levar para domicílio, que se realizou no passado dia 7 de fevereiro. O agradecimento estendeu-se aos voluntários e em particular à D. Cindinha, de Quintela, “que uma vez mais cozinhou (...) as suas deliciosas papas de sarrabulho”.

Os objetivos foram atingidos. Com o lucro obtido serão adquiridos aquecedores para tornar mais confortável a permanência no Mosteiro de Ferreira e na Capela de Nossa Senhora da Luz.

Rua do Recanto Pequeno - Alargamento, muro e pavimentação

Prosseguem as obras de alargamento da Rua do Recanto Pequeno, com a finalidade de melhorar os acessos a essa zona industrial da freguesia. Quando estes trabalhos estiverem concluídos e o muro construído, segue-se a pavimentação total desta via.

Óleo usado, deposite-o no oleão da Associação do Rio Ferreira

“Sabia que um litro de óleo contamina um milhão de litros de água?” Pergunta a Associação para a Preservação da Nascente do Rio Ferreira, procurando passar uma mensagem muito importante e que apela ao contributo de cada um de nós. Por isso encontra no ponto de reciclagem (com um depositrão para os aparelhos elétricos e um contentor para a reciclagem têxtil) da sede desta Associação, desde o início do corrente mês, um oleão onde pode e deve depositar os desperdícios domésticos de óleos, “sempre em garrafa fechada”, não se esqueça.

Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira

A partir de Abril o acesso a esta edição electrónica  será reservado aos assinantes – desta edição e da edição impressa.

Assinatura anual da edição electrónica – 10 euros

Assinatura anual da edição impressa (com acesso gratuito à edição electónica) 20 euros

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025