Por
Gazeta Paços de Ferreira

15/05/2021, 21:56 h

148

Elite Pro Nacional| Arranca a esperança FREAMUNDE, 2 - VILA, 1

Atualidade

CAMPEONATO DE ELITE – FASE DE PROMOÇÃO

1ª Jornada

SC FREAMUNDE  2 - VILA FC  1

Domingo 9 de maio 2021 –17h00 – Complexo Desportivo Sport Clube de Freamunde

Freamunde: Diogo Santos; Paulo Monteiro; Henrique Azevedo (Luís Cunha, 82’); Xandão; Moreira; Vaqueiro (Tiago Ribeiro, 82’); Castro (Pedro Martins, 65’); Diogo Martins; Pedro Alves (Fonseca, 65’); Guzman (Marco André, 65’) e Beirão (Migas, 82’).

Treinador: Jorge Nogueira

Vila: Diogo Tavares; Pedro Oliveira; Henrique; João Silva; Fábio Gomes; Dani (Nuno Gomes, 92’); Daniel Teixeira; Mário (Machado, 75’); Tiago Osório; Rui João (Miguel Neves, 92’) e Joca (João Castro, 75’).

Treinador: Tiago Freitas

Árbitro: Bruno Cunha

Marcadores: Paulo Monteiro (50’, g.p) e Pedro Martins (75’); Rui João (41’)

COMENTARIO

O ansiado regresso à competição chegou, e apesar da tarde de inverno, os dois conjuntos debateram-se bem, e justificaram a razão pela qual ocupavam lugares cimeiros nas suas séries. O Freamunde apresentou um onze esperado, e fez regressar ao eixo defensivo o central Xandão. Pedro Martins e Fonseca voltaram à competição após recuperação de problemas físicos. Do lado do Vila, regressaram Pedro Oliveira ao lado esquerdo da defesa e Rui João para a frente de ataque. O treinador Tiago Freitas fez ainda estrear o médio Mário proveniente do Infesta, acabando por realizar um bom jogo.
A partida iniciou com equilíbrio, e foi o Vila o primeiro a criar perigo com Rui João a aparecer sozinho na frente de Diogo Santos, obrigando-o a uma enorme defesa. Pouco depois foi a vez de Diogo Martins solto na área, a chegar um pouco tarde a bola. Há passagem dos 20 minutos, os mesmos protagonistas do primeiro lance de perigo do Vila, voltaram à carga e Mário isolou de novo Rui João, mas este não consegue o golo. O Freamunde mandava no jogo, mas era o Vila que criava muito perigo. Há meia hora de jogo Beirão fez golo, mas de pronto foi assinalada falta do avançado do Freamunde, mantendo-se assim o nulo. Aos 41 minutos, numa jogada ensaiada várias vezes pelo Vila, Rui João aparece de novo isolado na área, e desta vez não perdoa e inaugura o marcador. O Vila FC foi para o intervalo a vencer, e justificava o resultado.
A segunda parte trouxe ainda mais chuva, e trouxe acima de tudo um Freamunde mais audaz e determinado. Não esperaram muito os freamundenses, e aos 49 minutos Fábio Gomes falha o desarme a Diogo Martins e comete falta para grande penalidade, que o capitão Paulo Monteiro aproveitou para repor a igualdade no resultado. O jogo a partir daqui parte-se, e as duas equipas ficam muito perto de fazer os segundos golos. Jorge Nogueira no banco foi mais lesto a mexer na equipa, e faz entrar Pedro Martins que revolucionou o jogo. E aos 75 minutos, Pedro Martins de fora da área colocou o Freamunde na condição de vencedor. Minutos depois, o mesmo Pedro Martins isola-se e faz um chapéu quase perfeito, mas Diogo Tavares salva com uma grande defesa. Até final, o Freamunde desperdiçou várias oportunidades em situação de contra-ataque, enquanto o Vila sem nunca desistir tentava de tudo o empate. E no último segundo Miguel Neves fez a bola passar a milímetros do poste. Final do jogo, com um resultado justo, numa boa partida de futebol, que teve em seu proveito uma excelente prestação da equipa de arbitragem chefiada por Bruno Cunha.
O Freamunde lidera o grupo com 30 pontos e é seguido pelo Gens com 24 pontos, beneficiando da vitória em Felgueiras por 3-1. Próximos jogos: SC Freamunde – Gens FC e Vila FC -  FC Felgueiras B.
Por fim, uma palavra os adeptos que de longe foram acompanhando a partida, sob uma copiosa chuva que nunca os fez demover de cantar e apoiar! 

Ricardo Jorge Neto

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025