Por
Gazeta Paços de Ferreira

07/04/2021, 1:27 h

225

EDUCAÇÃO | Frazão é um Eco-Agrupamento | CERTIFICAÇÃO DE ADULTOS

Educação

Rosario Rocha

O Eco-Escolas é um Programa internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE) implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 1996.

Tem como objetivo encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. O acompanhamento e avaliação anual das atividades visa validar a qualidade do trabalho desenvolvido pela escola, através da atribuição simbólica de um galardão: a bandeira verde Eco-Escolas. A metodologia deste programa visa, essencialmente, promover a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, promover uma cidadania responsável e contribuir para o desenvolvimento de comunidades mais sustentáveis.

O programa prevê que haja, em contexto escolar, uma educação para a sustentabilidade, sensibilizando os alunos para os seguintes aspetos: separação correta dos resíduos e para a reutilização de alguns materiais; proteção da floresta e da biodiversidade; redução dos consumos energéticos e de água; importância da agricultura biológica e do consumo de produtos biológicos; adoção de uma alimentação mais saudável e sustentável.

Pretende-se que os objetivos e temáticas do Programa Eco-Escolas sejam inseridos no plano curricular, sendo trabalhados de forma articulada, promovendo assim a cidadania ativa e participativa dos alunos.

De uma forma mais abrangente, o Programa Eco-Escolas pretende também promover a participação da comunidade escolar nas atividades previamente definidas, procurando que seja disseminado na comunidade o respeito pelo ambiente e o desenvolvimento de uma maior consciência ecológica, social, moral e solidária, através das boas práticas ambientais e de exemplos positivos.

Bandeira Verde Eco-Escolas

A Escola Básica de Frazão já faz parte do Programa Eco-Escolas há algum tempo, tendo já sido galardoada em anos anteriores. No entanto, no ano letivo 2019/2020 todas as escolas do Agrupamento de Escolas de Frazão se inscreveram no programa, tendo todas sido galardoadas com a bandeira Verde. Sendo assim, o Agrupamento recebeu o galardão de Eco-Agrupamento.

No dia 26 de março de 2021, a Escola Básica nº 1 de Frazão hasteou a sua primeira Bandeira Verde Eco-Escolas, cerimónia singela mas significativa que contou com a presença da coordenadora do Programa, Cláudia Rodrigues, do Diretor do Agrupamento, Joaquim Magalhães, do Presidente da Junta, Joaquim Sérgio e do Vereador do Ambiente, Paulo Ferreira.

No decorrer do 3º período serão hasteadas as bandeiras nas restantes escolas do Agrupamento.

Mesmo em tempo de pandemia, todas as escolas realizaram atividades que permitiram atingir os objetivos definidos.

O galardão representa o empenho de toda a comunidade em implementar excelentes práticas ambientais e desejamos que essas práticas se mantenham e se cimentem no sentido de que possamos ter um futuro mais risonho a nível ambiental. Vamos continuar a fazer por isso…

Parabéns a toda a comunidade educativa!

Rosário Rocha, professora do AE Frazão.

Certificação de Adultos – passo a passo para um futuro melhor!

O Centro Qualifica da Profisousa tem desempenhado um papel fundamental na região no que respeita ao aumento das qualificações da população. Todos sabemos, que mais escolaridade e mais qualificações profissionais significam maior preparação para o mercado de trabalho e, por conseguinte, mais possibilidades de empregabilidade.

Assim será, com toda a certeza, com a adulta Ana Paula Coelho, que tem vindo a apostar em formação na sua área de interesse, nomeadamente em Auxiliar de Saúde, e que terminou agora o seu processo de RVCC que lhe conferiu um certificado de nível secundário, que lhe permitirá, em breve, reingressar no mercado de trabalho.

A candidata Daniela Silva, que também tem vindo a aumentar as suas qualificações, passo a passo, há muito que ambicionava dizer “finalmente, já tenho o 12.º ano!” Agora, com este nível, já pode dar o próximo passo na sua formação de treinadora de futsal feminino.

A Maria Luísa Neto também completou recentemente o seu processo de RVCC e obteve, agora, o 9.º ano de escolaridade, testemunhando na sessão de júri de certificação que a aprendizagem ao logo da vida lhe tem aguçado o gosto pela leitura e pela busca de mais conhecimento, nomeadamente competências digitais.

Se também quer fazer parte destes exemplos de sucesso, inscreva-se no Centro Qualifica da Profisousa!

Estamos ao seu dispor na Av. Dr. Nicolau Carneiro, 196 | 4590-512 Paços de Ferreira | Tel. 255 964 143 | [email protected]

Centro Qualifica – Mais qualificação, melhor emprego!

https://youtu.be/R7T3t-SvnAk

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

A PARTIR DE ABRIL O ACESSO A ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA  SERÁ RESERVADO AOS ASSINANTES – DESTA EDIÇÃO E DA EDIÇÃO IMPRESSA.

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025