26/09/2020, 16:53 h
282
Desde segunda feira que as escolas públicas estão a reabrir suas portas às crianças para o novo ano letivo.
No Agrupamento de Frazão começamos hoje e permitam-me que faça uma reflexão mais pessoal.
Confesso que estava muito ansiosa por reencontrar os meus meninos. Apesar de os ter acompanhado à distância até junho, através de videochamadas, na realidade já não estávamos frente a frente de forma presencial há cerca de 6 meses.
Hoje recebi-os e…caramba: como cresceram!!! No primeiro momento tive uma sensação estranha. Noutros tempos ter-me-iam rodeado, abraçado e beijado…Hoje limitaram-se a sorrir. Foi estranho…Será um ano estranho, mas tenho a certeza que vamos transformar todos os obstáculos em desafios.
Estava ansiosa por rever a “minha tropa” e percebi claramente que eles estavam a morrer de saudades da escola. Eles referiram-no várias vezes.
Confesso que me senti estranha ao mostrar-lhes os espaços, as novas formas de organização, sabendo que vamos trabalhar cheios de condicionalismos. A minha turma não está habituada a trabalhar de forma isolada. Esse será um desafio: procurar aprender de forma prazerosa sem pôr em causa a segurança.
Bem, hoje quis partilhar convosco o regresso dos meus pequenos: uma turma de 4º ano que esteve afastada da escola durante 6 meses por culpa de um Vírus que lhes veio marcar a infância. Nunca se esquecerão desta fase.
Quero, no entanto, partilhar convosco a minha alegria e a deles em regressar à escola. Queremos ficar frente a frente até ao final do ano. Vamos desejar que assim seja!
Bom ano a todos, mas em especial aos meus “pirralhitos.”
Rosário Rocha, Professora do AE Frazão
O novo ano letivo que agora começa para as crianças e jovens em idade escolar, pode também servir de exemplo aos pais e mães que ainda não tenham o 6.º, 9.º e/ou 12.º ano.
Neste período de incertezas, é hora de aproveitar para apostar na qualificação, pois só desta forma estaremos preparados para enfrentar os desafios que temos pela frente.
O Centro Qualifica da Profisousa continua a reforçar a sua aposta no aumento da escolaridade da população adulta da região, através da certificação das competências pessoais, sociais e profissionais, de forma gratuita, em horário laboral e também pós-laboral.
Sabemos, hoje, que o aumento dos níveis de escolaridade dos portugueses é uma meta da União Europeia e do Governo Português, com vista à capacitação da população para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e global. Além disso, a frequência de processos de reconhecimento de competências contribui para a formação de adultos mais confiantes, mais autónomos e, até, mais capazes de intervir socialmente.
Exemplo disso são o Nelson Pacheco, a Elisabete Andrade e o António Ribeiro que completaram o 12.º ano de escolaridade através do processo de RVCC, e o Paulo Costa, que completou o 9.º ano de escolaridade.
O Centro Qualifica da Profisousa é a sua oportunidade para dar um novo impulso à sua vida! Marque já na sua agenda a vinda a uma sessão de acolhimento, dia 22 de setembro às 14h30 ou às 19h30, para integrar uma das turmas deste mês!
Estamos ao seu dispor na Av. Dr. Nicolau Carneiro, 196 | 4590-512 Paços de Ferreira | Tel. 255 964 143 | [email protected]
Centro Qualifica – Mais qualificação, melhor emprego!
O novo programa de atividades pedagógicas para o ano letivo de 2020-21, destinado aos estabelecimentos de ensino público localizados nos 12 concelhos abrangidos pela Rota do Românico, compreende 17 propostas de tipologias variadas, tais como visitas, oficinas, apresentações, horas do conto e caminhadas, abrangendo graus de ensino do pré-escolar ao universitário.
Estas atividades desenvolvem-se em diferentes locais: escolas, monumentos, centros de interpretação da Rota do Românico e na Internet. Foram também elaborados programas especiais para as interrupções letivas do Natal, Carnaval, Páscoa e Verão. As atividades são gratuitas durante os períodos letivos.
Outro dos destaques é a realização da segunda edição do concurso escolar “Tradições Populares na Rota do Românico”, que irá premiar os três melhores trabalhos nas seguintes categorias, por nível de escolaridade: Ilustração (pré-escolar e 1.º ciclo), Criação literária (2.º e 3.º ciclos) e Fotografia (secundário). As inscrições para o concurso têm como data limite o dia 31 de março de 2022.
Já abriram as candidaturas
Desde o dia 14 de setembro e até 14 de outubro, podes candidatar-te a este apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, destinado a alunos que frequentem o Ensino Superior.
Para qualquer esclarecimento adicional contacta os serviços da Ação Social do Município, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h30.
A Câmara Municipal iniciou na passada segunda-feira, 13 de setembro, a visita aos Agrupamentos de Escolas do concelho, começando pelos Agrupamentos de Escolas de Freamunde e Eiriz. A finalidade destas visitas é a de verificar se as medidas implementadas pelos estabelecimentos de ensino garantem o regresso em segurança (dentro do possível) dos alunos à escola física. Paulo Ferreira, vice-presidente da Câmara, pode constatar in loco “o esforço feito pela direção, professores e colaboradores para que o ano escolar inicie dentro da normalidade, atendendo aos tempos difíceis que atravessamos”, destacou a Autarquia.
A Câmara Municipal assinou na segunda-feira, 14 de setembro, contratos de trabalhos com 47 professores para lecionarem as disciplinas de Inglês, Atividade Física, Música, Robótica e Expressão Dramática, no âmbito das AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular, destinadas ao 1.º ciclo do ensino básico em todo o concelho.
Assine Gazeta de Paços de Ferreira
Assinatura anual 20,00. Com a oferta do acesso à edição electrónica
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025