Por
Gazeta Paços de Ferreira

16/06/2021, 1:15 h

111

DTM- Disfunção temporo-mandibular

Manuela Santos

A DTM ( disfunção temporo- mandibular) é uma inflamação da articulação da face, que liga o maxilar inferior ao crânio. É uma das mais complexas articulações do corpo humano e tal como noutras articulações do corpo estão envolvidos ossos, músculos e tendões que podem sofrer degeneração ou inflamação. Os sintomas podem ir desde uma dor localizada ao mastigar ou abrir a boca, ate uma dor nos ouvidos, dores de cabeça ou mesmo vertigens. Em alguns casos o maxilar pode mesmo desencaixar e ser necessário recorrer ao serviço de urgência. Na  origem da DTM podem estar doenças articulares ( por exemplo a artrite), o bruxismo ( o hábito de ranger  ou cerrar os dentes), mastigar excessivamente ( p.ex:chicletes) ou mesmo a ansiedade. Esta última, a ansiedade,  tão patente nos dias de hoje e em que sem darmos conta, ao mesmo tempo que andamos de ombros contraídos e tensos, também cerramos os dentes de forma involuntária, sobrecarregando a articulação temporo- mandibular.

Em situação de crise o tratamento é feito com medicação analgésica / anti-inflamatória;  são ainda prescritas goteiras para dormir e fisioterapia;

Em momento de crise também é possível aliviar eficazmente a dor com acupuntura, laserterapia e electroacupuntura. Mas é ao nível da prevenção que a acupuntura e fitoterapia assumem um papel importantíssimo. Controlando a ansiedade e regulando o sono, é possível diminuir o bruxismo, espaçando assim a intensidade e frequência das crises de disfunção temporo mandibular.

Da mesma forma se a causa é uma artrite que neste caso se manifesta na articulação temporo- mandibular, esta pode também  ser melhorada e prevenida usando a acupuntura e a fitoterapia.

Em qualquer uma das situações a complementaridade entre medicina convencional e medicina chinesa vai potenciar a melhoria do problema.

Manuela Santos

Especialista de Medicina Tradicional Chinesa

Licenciada em Enfermagem

https://www.facebook.com/acupunturamanuelasantos

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS

Opinião

Opinião

Eleições: Um Protesto Vazio e um Futuro Incerto

24/05/2025

Opinião

Marchemos, mesmo quando ninguém está a olhar.

24/05/2025

Opinião

Pedalar para o Futuro

24/05/2025

Opinião

SENTIMENTO

24/05/2025