Por
Gazeta Paços de Ferreira

18/07/2021, 8:40 h

128

DONG XIA BING ZHI

Manuela Santos

Dong xia bing Zhi é uma tradição chinesa que consiste em tratar doenças de inverno, ou que agravam com o frio, nos dias mais quentes de verão.

Esta técnica ancestral consiste em aplicar emplastros de ervas quentes em pontos específicos de acupuntura durante o San Fu (os três dias mais quentes do verão chinês) para tratar doenças crónicas e que agravam com o frio do inverno. É por isso uma forma de prevenir/tratar doenças crónicas respiratórias tais como bronquite, asma, rinite, sinusite e também muito eficaz em todo o tipo de reumatismos. Esta técnica é aplicada tanto em adultos como crianças. Por isso, nos três dias mais quentes de cada verão -San Fu- milhares de pessoas na China recorrem aos hospitais de medicina tradicional chinesa para se submeterem a este tratamento.

Este tratamento baseia-se no princípio da interacção  Yin e Yang: o inverno é frio- yin e o verão é quente - yang . Logo, no verão devemos acumular o mais possível yang no nosso corpo para podermos combater eficazmente as doenças do inverno. Por cá podemos e devemos aproveitar a luz solar em segurança para reforçarmos, por exemplo, a produção  da tão importante vitamina D.

O livro do Imperador Amarelo diz: "Sábios cultivam a sua vida seguindo as mudanças climáticas nas quatro estações do ano e é por isso que eles podem evitar o ataque de elementos patogênicos e viver uma vida longa. Para viver bem no verão as pessoas não devem se cansar durante o dia nem consentir que seu espírito se irrite; mas permitir que se desenvolvam as melhores partes do seu corpo e de seu espírito. Comunicar-se com o mundo exterior e proceder exalando amor com tudo o que existe exteriormente."

Aproveitemos pois o verão que agora começa, mergulhando na natureza, reforçando o nosso Yang, para   enfrentarmos com saúde o Inverno  Yin que há-de chegar.

Manuela Santos

Especialista em Medicina Tradicional Chinesa

Enfermeira

https://www.facebook.com/acupunturamanuelasantos

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS

Opinião

Opinião

As Obras, o Progresso e a Necessidade de Melhoria: Um Desabafo

25/07/2024

Opinião

DE CABEÇA ERGUIDA

24/07/2024

Opinião

HOMENAGENS E HOMENAGEADOS

24/07/2024

Opinião

Os problemas da Inteligência Artificial

23/07/2024