Por
Gazeta Paços de Ferreira

04/05/2021, 23:44 h

91

DISMENORREIA - DOR MENSTRUAL

Manuela Santos

Yue Jing ou Tian Gui é o nome em chinês para menstruação. Yue Jing significa ciclo da lua, pois o ciclo menstrual tem a duração de 28 dias tal como o ciclo lunar.

Segundo um grande clássico da Medicina Tradicional Chinesa, Huan Di Nei Jing, as mulheres regem-se  por ciclos de sete anos. Aos 7 anos as meninas têm um Qi (energia) dos rins abundante, começam a mudar os dentes e o cabelo torna-se mais forte e comprido. Aos 14 anos surge o Tian Gui - menstruação. E para muitas mulheres começam aqui problemas variados relacionados com o seu ciclo menstrual, nomeadamente dor. A dor pode ocorrer antes, durante ou após o período menstrual e a sua intensidade é variável. Em casos mais complexos a dor pode ser violenta, incapacitante e fazer-se acompanhar de enxaquecas e vómitos. E estes sintomas podem prolongar- se ao longo da vida reprodutiva da mulher.

Para a Medicina Tradicional Chinesa a dismenorreia (dor menstrual ) deve-se a um desequilíbrio da circulação de Qi ( energia ) e Xue (sangue ) que pode ser de causa emocional, constitucional ou mesmo alimentar..

O tratamento da dismenorreia através da Acupuntura e Fitoterapia consiste em restabelecer o equilíbrio emocional, fortalecer o rim e o baço (responsáveis pela produção de sangue ) e estabilizar o fígado ( responsável pela livre circulação de Qi e Xue).

A dismenorreia não tem  por isso que ser um sentença para a vida, e quanto mais cedo iniciar o tratamento melhor será o resultado.

Por fim, ao sétimo ciclo de 7 anos ( 49 anos ) o Tian Gui  esgota-se e surge a menopausa…e surgem outros problemas…. O sétimo ciclo fica para uma próxima conversa ! Boa semana !

Manuela Santos

Especialista de Medicina Tradicional Chinesa

Licenciada em Enfermagem

https://www.facebook.com/acupunturamanuelasantos

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS

Opinião

Opinião

As Obras, o Progresso e a Necessidade de Melhoria: Um Desabafo

25/07/2024

Opinião

DE CABEÇA ERGUIDA

24/07/2024

Opinião

HOMENAGENS E HOMENAGEADOS

24/07/2024

Opinião

Os problemas da Inteligência Artificial

23/07/2024