25/07/2021, 21:36 h
141
Os Azuis de Freamunde apresentaram a nova equipa técnica, que fez regressar a Freamunde o treinador Pedro Machado.
O jovem treinador, natural de terras bragantinas, regressa, assim, a um clube que conhece e onde passou vários anos, tendo um conhecimento profundo do clube, desde as escolas aos seniores.
Chegou pela primeira vez a Freamunde no verão de 2011, como adjunto de Pedro Barroso, que também já passou na equipa sénior, para trabalhar na equipa de juvenis de forma a garantir a manutenção no Nacional de Juvenis.
A época não iniciou da melhor forma, mas um término com contornos épicos garantiu o resultado pretendido.
Em paralelo com o trabalho nos Sub-17, Pedro Machado era também treinador nas escolas dos SC Freamunde.
No ano seguinte continuou como adjunto nos Iniciados, mas o objectivo de subida gorou-se no derradeiro jogo da época na Foz do Sousa.
Na época seguinte, em 2013/14, o desfecho foi idêntico, mas desta vez com o comando principal dos Juvenis.
Depois de uma vitória em Paços de Ferreira na fase final, bastava um ponto na Trofa para subir ao Nacional, mas a sorte não quis nada com o Freamunde, e a derrota dos azuis afastou Pedro Machado e a sua equipa da subida.
Curiosamente, na equipa do trofense jogavam dois gémeos, o Pedro e o Diogo Martins, que serão agora seus orientados.
Nas épocas seguintes, voltou ao cargo de treinador adjunto, primeiro com Calica no SC Espinho, onde teve a oportunidade de defrontar o Sporting CP na Taça de Portugal, e depois com Carlos Pinto, regressando a Freamunde em 2015/16, na Segunda Liga.
Até ao final desta época, foi sempre adjunto de Carlos Pinto em equipas como o Paços de Ferreira, Santa Clara, Académica, Famalicão, Leixões, Chaves e por fim Vilafranquense.
Consigo veio Marco Louçano como adjunto, cargo que já ocupou em Freamunde em 2013/14 ao lado de Carlos Pinto, sendo campeão nacional nessa época.
Outro elemento já certo na equipa técnica de Pedro Machado é o nome de Pedro Neto, um jovem que fez todo o seu percurso de formação no SC Freamunde, e que curiosamente jogava nos juvenis orientados por Pedro Machado.
Como treinador de guarda-redes, Pedro Machado recrutou outro jovem treinador do futebol de formação, passando Rui Matos a integrar a equipa técnica dos seniores.
O SC Freamunde anunciou já a renovação de 15 jogadores, que transitam da última época:
Guarda-redes: Diogo Santos e Miranda
Defesas: Moreira, Xandão, Moca, Paulo Monteiro e Henrique
Médios: Pedro Vaqueiro, Pedro Martins, Diogo Martins, Pedro Alves e Tiago Ribeiro
Avançados: Guzman, Migas e Beirão
Dos juniores poderão vir ainda alguns jogadores, estando o plantel ainda em aberto para a nova época.
A divisão de Elite da AF Porto, sofreu alterações e o quadro competitivo este ano far-se-á através de 4 grupos de 10 equipas, e os dois primeiros de cada grupo passarão para uma fase final, a disputar num grupo de 8 equipas, que decidirão o campeão.
O inicio da época ocorrerá a 5 de Setembro, terminando a primeira fase a 9 de janeiro de 2022. A fase final decorrerá de 23 janeiro a 1 de maio de 2022.
ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTRÓNICA) 20 EUROS
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025