19/11/2020, 14:25 h
148
Após o Assembleia Geral de que falei no texto anterior, seguiu-se o trabalho de filiar o clube na Associação de Futebol do Porto e inscrever a equipa no Campeonato de Amadores que, naquela época, tinha duas divisões.
Dessa tarefa me encarreguei, através do meu escritório, começando a caber desde logo, grande parte das tarefas ao meu irmão Joaquim, desde sempre meu empregado, até que se institucionalizou o Gabinete de Apoio ao Desporto, como departamento da empresa municipal Gespaços.
Mesmo assim, não me livrei de dias inteiros na bicha da Associação para inscrever os atletas, que me deram a oportunidade de ir conhecendo os dirigentes desportivos.
Nessa primeira época 1989/1990, praticamente todos os clubes participantes nesse Campeonato de Amadores pertencia à área do Grande Porto, com exceção de mais dois de Paços de Ferreira (Leões da Citânia, inscrito em época anterior e Águias de Eiriz, inscrito também em 89/90) e duas de Lousada (Lustosa e Poldras).
A equipa do 1º de Maio de Figueiró disputou o seu primeiro jogo oficial no dia 22 de setembro de 1989, contra o Francos ( um clube do Bairro de Francos, do Porto), no campo de Seroa, em virtude do campo de futebol de Figueiró não ter sido ainda aprovado pela Associação de Futebol do Porto.
O resultado foi negativo – derrota por 1-2 – tendo o golo sido marcado por Zezé, que inscreveu, assim, o seu nome como o primeiro marcador oficial da equipa em provas federadas.
O 1.º Maio de Figueiró alinhou com os seguintes jogadores: Jorge, Alberto, Carneiro, Félix, Virgílio, Amado, Luís, Baptista, Toneca, Manuel Barbosa e Zezé. Foram suplentes: Luís Moura e João Neto. Esta formação foi-me fornecida pelo Alberto, que tem uma memória prodigiosa para estas coisas, já que não existe qualquer documento em arquivo no Clube, nem referência nos jornais de Paços de Ferreira, que ainda não noticiavam este “futebol de pé descalço” e o único jornal, que, na altura, poderia ter apresentado a equipa – o TVS – Terras do Vale do Sousa – não existe no seu arquivo a edição onde poderia constar.
(Azar dos Cabrais!).
Álvaro Neto
Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira
Com acesso gratuito à edição electrónica
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025