30/07/2021, 10:10 h
147
Ainda estou a escrever as croniquetas da minha experiência de pouco menos do que 24 horas na Unidade de Emergência Respiratória do São Francisco Xavier (HSFX) de 30 a 31 de janeiro. Ainda tenho mais umas relativas a este período.
Depois da minha transferência para o Egas Moniz na noite de 31, fiz aqui uma recuperação extraordinária de que, a exemplo do HSFX, irei fazer a minha narrativa aligeirada. Mas muitas menos. Irei para casa continuar a lamber as feridas…
Aqui e agora, quero relevar uma coisas extraordinária que observei no SFX: a tranquilidade daquelas equipas, com um sentido de saberem bem o que faziam, a competência, o olhar compassivo e simpático. Tudo equipas jovens (médicas, enfermeiras), bem como as outras (economato, limpeza, auxiliares de diagnóstico) sem as quais é impossível a gestão de um espaço como aquele, cheio de gente aflita e sofredora, tensa e desnorteada.
Digo-vos: venho de lá impressionado e sei que é esta malta da saúde que ESTÁ a vencer a pandemia, designadamente aos mais jovens que iniciaram (muitos já durante a pandemia) a sua novel carreira profissional.
Estou muito orgulhoso de ser português!…
Já queria ter feito esta nota, estava a deixá-la para o fim, mas depois de ler este artigo com uma pequena entrevista ao virologista Pedro Simas ao Expresso, resolvi corroborá-lo com a minha opinião pessoal e dizer: Sim! Vamos vencer!
Eduardo Ribeiro, Licenciado em Direito Aposentado
ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTRÓNICA) 20 EUROS
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025