Na última semana e de acordo com os dados divulgados pela Administração Regional de Saúde do Norte, Paços de Ferreira é o concelho do distrito do Porto com a menor incidência de novos infetados por 100 mil habitantes: 294,4.
Estes dados vêm confirmar a enorme e consistente redução do número de novos doentes COVID no concelho, sendo fruto da forma exemplar como todos os cidadãos estão a desempenhar o seu papel ao longo das últimas semanas.
Por outro lado, a constituição, por parte da Câmara Municipal, da Equipa Multidisciplinar de Acompanhamento e a criação do pioneiro sistema EMA SAVE COVID, permitiu realizar milhares de contactos com cidadãos que estavam em situação de isolamento profilático, ou constituíam contactos de alto risco, ajudando a autoridade de saúde local a recuperar o grande atraso que se verificava em outubro e novembro, e assim estancar a propagação descontrolada do vírus.
O trabalho da Brigada Municipal de Apoio Comunitário, bem como de vários outros departamentos do Município, a que se junta o empenho de um vasto conjunto de instituições concelhias, foi também decisiva para uma batalha que, sublinhe-se, ainda não terminou.
Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira
Assinatura anual 20,00
O caminho que temos pela frente nos próximos meses continuará a ser exigente, pelo que ainda não é o tempo de baixarmos a guarda. O cumprimento de todas as medidas de prevenção continua a ser absolutamente fundamental para podermos encarar o futuro mais próximo com a necessária esperança.