23/06/2020, 13:46 h
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Os consumidores adstritos à EDP COMERCIAL estão a receber notificações do estilo da que segue, com o logótipo da EDP.
É de burla informática que se trata. Que é crime, como não poderia deixar de ser.
Recomenda-se aos consumidores que verifiquem todos os dados do contrato e não efectuem qualquer pagamento sem se dirigirem à empresa sempre que contactados por via electrónica.
Urge evitar, a todo o transe, se efectue um qualquer pagamento indevido, se transfiram dados pessoais relevantes para organizações criminosas que se alimentam do menor critério de análise, que ocorre em tantas circunstâncias, e das desatenções de todos e cada um.
Eis o teor da notificação, com a aparência de “oficial”:
“Lisboa, %HORA%
Informação referente ao contrato: 48762
Caro(a) cliente,
Evite ficar sem energia.
Caso não pague o valor em dívida (MONTANTE 248,65 €), cuja data-limite já foi ultrapassada, seremos obrigados a interromper o fornecimento de eletricidade no local de consumo acima identificado, sem mais avisos, conforme a regulamentação em vigor.
Voltar a ter eletricidade tem custos
Se depois de iniciado o processo de corte nos pedir para voltar a ligar a energia, continuará a ter de pagar o valor total em dívida. Para além deste valor, terá ainda de pagar os juros por atraso no pagamento e os custos ocorridos com a interrupção e o restabelecimento de energia. Estes custos, que vão de 22,42 € a 103,04 €, assim como os eventuais custos relativos á urgência do restabelecimento (29,14 €), e os juros por atraso no pagamento, mais IVA á taxa legal em vigor, serão incluídos nas próximas faturas.
Pagamento por multibanco, Payshop, lojas ou agentes EDP, segue em anexo.
Clique para baixar todos os anexos.
A religação pode demorar no máximo até 12h. Se pedir religação urgente, pode demorar até 4h
Caso o fornecimento seja interrompido por não ter pago dentro da data-limite, o restabelecimento pode demorar até 12h para clientes de eletricidade em baixa tensão normal (das 08h-24h, dias úteis) e até 8h para os restantes clientes (das 08h-24h, todos os dias). Em caso de restabelecimento urgente, pode demorar até 4h. A contagem dos prazos não é considerada entre as 0h e as 8h, exceto para clientes prioritários.
Se já pagou, por favor ignore este email.
Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas.
Poderá esclarecer as suas dúvidas em qualquer momento na área de apoio ao cliente em edp.pt. Para qualquer questão adicional, contacte-nos através do site, da app edponline, da linha de atendimento 808 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h) ou das nossas lojas. ou nas nossas lojas.
Com os nossos cumprimentos,
Hália Oliveira
Diretora Comercial”
Os dados para pagamento automático são o alfa e o ómega da fraude neste passo denunciada.
O facto é que o nome aposto é o da directora comercial da empresa. E os contactos oferecidos também!
A EDP, por nós contactada, confirmou-nos que se trata efectivamente de uma fraude informática.
Cautela & caldos de galinha, neste como em casos semelhantes, evitam, na realidade, transtornos e prejuízos de monta!
Não ignore: “cadelas apressadas parem os filhos cegos”!
Perante tais circunstâncias, denuncie sempre estas situações às autoridades de segurança ou ao Ministério Público para que autuem quem cometa crimes desta natureza.
Mário Frota
apDC – DIREITO DO CONSUMO - Coimbra
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